Sistemas Operacionais

02/12/2010 21h58 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Kit: Programas de internet para Ubuntu

Pedro Cardoso
por
Da redação

A melhor e mais popular distribuição Linux é o Ubuntu. Sistema operacional de código aberto e gratuito, as últimas versões dele vem ganhando adeptos pela sua facilidade de uso, rapidez e bonita interface gráfica. Se você quer experimentar este sistema, ou já instalou um e não sabe o que fazer, confira um pacote com programas essenciais para Ubuntu Linux.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já está com o sistema instalado e já fez as primeiras atualizações. Se não fez, recomendo que instale esses programas somente depois do sistema estiver atualizado e configurado.

UbuntuUbuntu (Foto: Divulgação)

Navegador – O Ubuntu já vem com alguns programas para internet instalado. Entre eles, o navegador Firefox e outros programas para e-mail e torrent, que mudam dependendo da versão. Mas saiba que outros dois browsers concorrentes do Firefox já têm suas versões para o sistema do pinguim: o Opera e o Google Chrome. Vale destacar que, as extensões funcionam normalmente, portanto, se quiser migrar para o Ubuntu, saiba que não perderá as funcionalidades do seu navegador preferido.

Transferência de arquivos – Se você administra arquivos em algum FTP, uma boa dica é o famoso Filezilla, que você já está acostumado a usar no seu sistema operacional. Mas se você tem o costume de fazer troca de arquivos via torrent, o grande representante do Ubuntu para este quesito é o Vuze (aquele aplicativo do sapo azul).

Comunicação instantânea – Enquanto Google Talk e Windows Live Messenger não aparecem com programas oficiais para o Linux, sendo que o segundo nunca vai aparecer, a alternativa é o Pidgin, se você tem conta e utiliza vários mensageiros ao mesmo tempo, e o aMSN se você usa apenas a rede da Microsoft. O Skype, onde você pode fazer chamadas via VOIP já tem seu representante oficial para Linux.

Redes sociais – Se você gosta de acompanhar os seus perfis o tempo todo e prefere fazer isso através de extensões para navegadores, o Baixatudo tem várias opções para download. Mas se você gosta de usar alguns programas da plataforma Adobe Air, saiba que o Linux já conta há algum tempo com essa tecnologia. Assim, você pode usar no seu Ubuntu programas para Twitter como Tweetdeck, DestroyTwitter, Mixero e outros.

Se você está curioso para explorar o mundo do Ubuntu, o Linux mais amigável de todos, fique atento aqui no TechTudo que em breve traremos mais artigos indicando bons aplicativos, para cada segmento. Uma dica válida é, se você não está acostumado com o sistema, e que fazer testes, deixe seus arquivos principais em outro computador ou em algum backup, apenas por segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares