Internet

17/12/2010 17h32 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Nexus S dissecado: Conheça o novo smartphone da Google por dentro

Beline Cidral
por
Para o TechTudo

Quando um gadget muito esperado é lançado e chama a atenção do mundo, é bom se preparar para uma verdadeira avalanche de reviews, unboxings e testes em um curto espaço de tempo. Mas nada melhor que alguém com tempo, técnica, dinheiro, e sem medo, para fazer um detalhamento minucioso do recém-lançado eletrônico.

O novo Nexus SNexus S (Foto: Divulgação)

E foi exatamente isto o que aconteceu com o Nexus S, pois um dos editores do iFixit comprou o aparelho assim que ele chegou nas lojas da rede Best Buy (nos EUA). Ele poderia estar feliz com o seu novo brinquedo, mas preferiu usar o dispositivo para uma causa mais nobre: desmontá-lo, peça por peça, e publicar as fortes imagens, algo que já é uma tradição deste ótimo site.

Como já sabemos, o Nexus S é basicamente uma variação do Galaxy S, que tem basicamente as mesmas especificações. O processador é um ARM Cortex A8 Hummingbird de 1 GHz, apoiado por 512MB de memória e armazenamento interno de 16GB.

Antes de abrir o aparelho, o que salta aos olhos é a tela curva - ou “Contour Display”. A princípio, usar um vidro curvado no celular pode parecer estranho, mas segundo a Samsung, isto aumenta o conforto no uso contínuo, sem causar nenhuma distorção nas imagens.

Mas outras diferenças são relevadas quando a aparelho é aberto.

O novo Nexus SO vidro do Nexus S é levemente curvado, mas o hardware se mantém plano (Foto: Divulgação)

Uma das melhorias do Nexus S em relação ao Galaxy S é a presença do NFC (Near Field Communication), uma tecnologia nova que possui um funcionamento semelhante aos bilhetes eletrônicos de ônibus: basta aproximar o aparelho da máquina receptora para que o pagamento seja efetuado. O diferencial, no entanto, é que o NFC não se limita apenas à pagamentos, mas pode ser usada como meio de identificação e até chave de acesso.

Voltando ao Nexus S, o dispositivo possui dois pequenos conectores na tampa traseira que, segundo o pessoal do iFixit, é bem fácil de ser aberta, sem a necessidade de usar nada além das mãos. A bateria de 1.500 mAh e 3.7 V pode ser removida com facilidade e dura quase 7 horas de conversação em 3G (ou até 14 horas em 2G).

Alguns parafusos retirados e a surpresa aparece: A peculiar placa mãe do Nexus S tem um enorme buraco no meio, onde fica acomodada a bateria. Nada absurdo, mas um tanto incomum.

Nexus S aberto, sem a bateriaNexus S aberto, sem a bateria (Foto: iFixit)

Avançando um pouco mais, o leitor do cartão SIM foi separado da placa mãe, revelando o que nós já sabíamos. O Nexus S opera um sistema GSM quadribanda (850, 900, 1800, 1900) e HSPA tribanda (900, 2100, 1700). Assim como o Galaxy S, o Nexus S tem duas câmeras, mas a surpresa é que as duas podem ser removidas como uma única peça, além de que elas compartilham o mesmo conector na placa mãe.

Na frente, temos então uma VGA de 640x480 pixels e 5 megapixels na câmera principal, naturalmente localizada na parte de trás do aparelho.

A Samsung também integrou em uma única unidade todo o sistema de áudio, tanto o de fones de ouvido quanto a caixa de som. É, sem dúvida, um avanço na montagem, mas pode ser um problema se algum recurso falhar, pois isto exigirá a troca de todo o componente. Como este tipo de problema não é algo comum, não podemos a considerar este um ponto negativo.

Detalhe da placa-mãe do Nexus S, com o leitor do SIM Card separado da placa mãeDetalhe da placa-mãe do Nexus S, com o leitor do SIM Card separado da placa mãe (Foto: iFixit)

Eis que, finalmente, a equipe do iFixit chega a uma das partes mais interessantes, já com a placa mãe completamente removida: O processador Cortex A8 de 1GHz, o chip da memória flash SanDisk de 16GB e o chip Broadcom responsável pelo Wi-fi abgn, Bluetooth 2.1 e rádio FM.

Por último, mas não menos importante, vem a tela, que segundo o iFixit, é a parte mais difícil de ser removida. A Super AMOLED tem apenas o vidro da frente com uma leve curva, mas o resto dos componentes são planos como no Galaxy S ou em qualquer outro dispositivo.

É claro que o usuário comum não quer nem pensar na hipótese de qualquer tipo de defeito em seu novo smartphone, mas caso isto aconteça, o iFixit esclarece que o nível de dificuldade de reparo do Nexus S é 7 (sendo 10 o nível mais fácil).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fatima Bezerra
    2011-05-17T15:40:39

    Gostaria de saber se o Nexus s que é vendido pela Amazon.com funciona no Brasil na TIM. Obrigada, Regina.