Fabricantes

28/12/2010 14h23 - Atualizado em 14/07/2011 07h08

Nokia Situations: Seu telefone, ainda mais inteligente

Marcelo Barros
por
Para o TechTudo

Imagine a seguinte cena: Você entra no seu carro, liga o som e dá a partida. O som automotivo, com tecnologia bluetooth, conecta-se automaticamente ao seu celular, permitindo chamadas em viva voz e streaming de música. Até aí, nenhuma novidade, nós sabemos. Mas, e se ao perceber a proximidade desse parceiro bluetooth específico (o som), o seu smartphone tivesse o seu perfil alterado, modificasse o toque padrão, configurasse uma mensagem de resposta automática para chamadas não atendidas via SMS e ainda abrisse o tocador de música do seu telefone? Bem mais interessante, não?

Outra situação que pode lhe agradar: Você trabalha em uma biblioteca e, ao chegar nas coordenadas do ambiente de trabalho, o seu smartphone reconhece o local e automaticamente altera o perfil para o modo silencioso. Um raio ao redor das coordenadas é definido, permitindo que você se movimente sem gerar alarmes falsos.

Tela inicial do Nokia SituationsTela inicial do Nokia Situations (Foto: Reprodução)

Quer mais? E se você criasse um modo silencioso modificado que vibrasse e tocasse um beep para as chamadas, sendo ativado sempre de 19h às 22h30, bem no seu horário de aula? Ou pudesse usá-lo quando um compromisso marcado na agenda do aparelho estive ativo? Ou ainda, que o seu perfil mudasse caso determinada rede sem fio estivesse ao seu alcance, desativando o bluetooth.

A boa notícia é que tudo isso é possível graças ao recém-lançado Nokia Situations. Diversas combinações de eventos e ações podem ser programadas neste aplicativo, levando ao extremo o conceito de perfil personalizado. A tela inicial do Situation mostra os perfis existentes e permite que outros novos sejam criados e personalizados.


A criação de perfis avançados pode ser feita por meio da opção "Enable automation". Ao ser configurada, uma aba denominada "Conditions" te dá o controle detalhado do perfil, trabalhando variáveis como tempo, data, calendário, GPS, redes móveis, WLAN e bluetooth, na definição do perfil. Abaixo, é possível ver um perfil condicionado à detecção de um dispositivo bluetooth denominado "XPLOD" (o som do carro).

Aba de condições e configurações personalizadas do perfilAba de condições e configurações personalizadas do perfil (Foto: Reprodução)

Neste caso, foi configurada também a execução automática do "Music Player", uma boa combinação para quem usa bastante a interação do telefone com o carro.

O Nokia Situations dá um passo adiante na direção do que se conhece como "computação ubíqua" (um termo usado para descrever a onipresença da informática no cotidiano das pessoas), e merece um teste se você tiver um telefone Nokia S60 ou Symbian^3. Vale lembrar que, nos próximos anos, é esperado um aumento desse tipo de gadget inteligente, com ações automáticas dependentes de contexto e com formas mais evoluídas de interação homem-máquina. Um bom programa para você se sentir 'na vanguarda tecnologia', não?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares