Sistemas Operacionais

02/12/2010 19h28 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Novo Blackberry Bold 9780 vem com bom e velho QWERTY

Maurício Carvalho
por
Para o TechTudo

A RIM apresentou recentemente o mais novo Blackberry da linha Bold, o 9780. Um aparelho com tudo que se espera de um smartphone: Wi-Fi, 3G, excelente câmera de 5 megapixels com gravação de vídeo, GPS com software de navegação, editor de documentos Office, tocador de MP3, tocador de vídeo (inclusive DivX), Bluetooth e o excelente serviço de e-mail e mensagens que só os Blackberry tem rodando na nova versão 6 do sistema operacional da RIM. Tudo isso por volta de 500 Euros. Ok, ele tem tudo, mas e o diferencial? Cadê o multi-touch, o FaceTime, o HDMI?

Bom, precisa? Na verdade, muitos consumidores procuram aparelhos que fazem apenas aquilo que eles precisam. Explico: cada vez mais, são lançados aparelhos com novas tecnologias, novos serviços, mas que nem sempre se popularizam ou compensam o preço que pedem. A maioria dos usuários precisam apenas de novos aparelhos que fazem o que eles sempre usaram, porém melhor. Pra que comprar um aparelho que faça vídeos em alta definição se nem ao menos gosto de filmar?

Teclado físico

Blackberry Bold 9780Blackberry Bold 9780 (Foto: Divulgação)

Veja por exemplo a grande febre de celulares com tela de toque. Muitos não sabem, mas ainda há pessoas que não largam o teclado QWERTY físico não deslizante. Quando o primeiro Blackberry foi lançado, por volta de 2003, o que mais chamava atenção no aparelho era esse tecladão que era estranho de primeira, mas hoje amado por vários. Há aqueles que não trocam o teclado físico por tela multi-touch nenhuma nessa vida.

Tão amado que a própria Nokia, fabricante de celulares líder mundial, iniciou sua linha de aparelhos com teclado QWERTY não deslizante semelhante aos Blackberry, principalmente pelo sucesso que se tornou. Praticamente toda a linha "E" de smartphones Nokia possui aparelhos nesse formato. A vice-líder Samsung e a Motorola seguiram a tendência lançando alguns aparelhos no mesmo formato. Mas, essa tendência parece ter diminuído nos últimos anos. A Nokia ainda tem os (nem tão) novos E72 e E73 e a Samsung possui alguns novos modelos, que nem sempre são smartphones, em seu portifolio. Mas, com tantos novos sistemas operacionais como iOS, Android e Windows Mobile 7, que são otimizados para uso em telas de toque, será que somente a RIM irá manter esse formato vivo? Ou seria o futuro multi-touch realmente inevitável?

Fonte: Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares