Internet

07/12/2010 18h08 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Opera, o navegador mais seguro

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Qualquer observador do mundo da tecnologia sabe enumerar os principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Apple Safari, Google Chrome e Opera. São cinco, mas qual deles é o mais inseguro? Você provavelmente chutaria o Internet Explorer, da Microsoft. Pois é, você errou.

A empresa de segurança Bit9 fez o favor de juntar dados sobre os principais aplicativos usados atualmente e determinou que, de longe, o Chrome é o mais vulnerável a falhas de segurança. Ele aparece no topo da lista “Dirty Dozen”, com os 12 softwares mais visados.

Download | Opera

Opera MobileOpera Mobile (Foto: Divulgação)

O Opera é justamente o mais seguro dentre todos os aplicativos. Esse navegador, que não tem uma base de usuários muito grande (embora eles o defendam com grande entusiasmo) pode ser considerado a melhor opção para quem quer navegar com segurança na rede. São só 6 vulnerabilidade, um número bastante abaixo dos demais.

Entre os mais vulneráveis, temos o Chrome (76 vulnerabilidades), o Apple Safari (a Apple faz questão de dizer que tem o sistema mais seguro, mas seu navegador teve 60 vulnerabilidades) e o Office (57 vulnerabilidades). O preocupante dessa lista é ver a suíte de produtividade da Microsoft, que é amplamente usada no mundo inteiro, aparecendo no terceiro lugar. São milhões de potenciais vítimas para essas falhas de segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares