Em mais um esforço de tentar manter a sua rede social relevante e resistente contra as constantes investidas do Facebook, o Google ativou hoje a edição nativa de fotos no Orkut. Membros da rede agora podem editar as imagens que enviarem para seus álbuns por meio de um serviço chamado Picknik, que o Google comprou há algum tempo.

A edição oferecida não é das mais avançadas. Ele não oferece tantas opções quanto um programa específico com esse fim, como o GIMP ou o Adobe Photoshop. São apenas modificações simples como adição de efeitos, texto, imagens ou molduras sobre as fotos que o usuário escolher.
Para ativar a edição, o membro da rede deve abrir a foto que pretende editar e clicar no botão Editar com o Picknik que deve aparecer no canto superior direito da imagem. Ao terminar a edição, o Picknik salva a nova imagem no mesmo álbum da foto original.
Aos que acharem que os recursos de edição disponíveis gratuitamente não são o bastante, o Picknick também oferece recursos avançados de edição. Tais recursos, porém, são pagos e exigem a criação de uma conta específica para o serviço. O preço cobrado para as opções de edição avançadas é de 2 dólares por mês.