Jogos de luta

23/12/2010 15h47 - Atualizado em 07/08/2013 18h27

Personagens de outros games entrarão no novo Mortal Kombat 9

Cesar Crivelaro
por
Para o TechTudo

A cada novidade lançada sobre o Mortal Kombat 9, os fãs ficam mais entusiasmados e ansiosos para botar as mãos neste game. Além de prometer o 'pacote básico de referências' da série - como muito sangue, violência e os famosos fatalities - a nova versão da franquia também terá algumas homenagens aos antigos jogos da série, além de muitas surpresas de crossovers de personagens, como o já anunciado Kratos.

Desde que Ed Boon, produtor da nova edição da franquia, anunciou a censura adulta (Mature 18+) do próximo Mortal Kombat, os fãs já começaram a especular uma volta às origens, como podemos ver no trailer oficial.


O game possui a mesma mecânica 2D dos primeiros jogos da década de 1990, mas com gráficos renovados por um novo motor, com mais características, além de níveis de dificuldade e os personagens clássicos da série.

"Get ouver here!""Get over here!" (Foto: Divulgação)

Novo Mortal Kombat é um “fan-service”

O produtor Ed Boon disse que o novo Mortal Kombat está sendo feito como um fan-service da série; como um presente aos fãs que esperaram ansiosamente por um jogo à moda antiga. Segundo ele, a série Mortal Kombat já passou por vários altos e baixos, além de várias reinvenções, como o famigerado MK x DC Universe, mas desta vez ele deixou que o game voltasse a ser o Mortal Kombat que todos lembram.

"Estamos basicamente dando aos fãs da série o Mortal Kombat que eles estão pedindo", concluiu ele em uma entrevista na VGA, dizendo que esta nova versão lembra uma intersecção de Mortal Kombat 2 e o Ultimate Mortal Kombat 3.

Tela de seleção de personagens, mostrando os lutadores clássicos e os muito destrancáveis, além de possíveis personagens vindo por DLCs.Tela de seleção de personagens (Foto: Reprodução)

Para delírio dos fãs, um crossover foi anunciado para esse game: Kratos, protagonista da série God or War, fará sua aparição no jogo. O personagem não estará no modo História, apenas do modo Arcade, contando com seus golpes, fatalities exclusivos e também o seu próprio cenário de luta. Para os fãs, esse crossover foi muito bem recebido, uma vez que a temática sangrenta e violenta dos jogos coincidem.


Personagem exclusivo para Xbox 360?

Com a aparição de Kratos, que é exclusivo da versão do jogo para Playstation 3, fica a pergunta: e quem estaria na versão exclusiva do XBox 360? Rumores e fãs apontam personagens de Gears of War, jogo exclusivo da plataforma, por ter a mesma censura e temática de violência, como Marcus Fenix ou Dominic Santiago.

Marcus Fenix, protagonista de Gears of WarMarcus Fenix, protagonista de Gears of War (Foto: Divulgação)

Pensando mais ainda em personagem de séries exclusivas para a plataforma da Microsoft, Master Chief, de Halo, também merece uma grande atenção. A série Halo já vendeu mais de 34 milhões de cópias e é um dos grandes sucessos desta geração, não apenas pelo número de vendas, mas pela qualidade. Em uma pesquisa com dados curiosos, Halo: Reach totalizou mais de 16 mil anos, em termos de horas, de partidas online. O multiplayer providenciou uma grande quantidade de armas e golpes dando a Master Chief, protagonista da série, mais uma oportunidade de aparecer como personagem exclusivo em Mortal Kombat.

O multiplayer de Halo: Reach nos deu grandes possibilidades de armas e golpes, possibilitando sua participação como personagem exclusivo na plataforma XBox 360Multiplayer de Halo: Reach (Foto: Divulgação)

Explorando ainda mais as possibilidades de personagens exclusivos, encontramos também Sam Fischer, de Tom Clancy's Splinter Cell: Conviction. Essa série de espionagem foi multiplataforma até sua última edição, tornando-se exclusiva para XBox 360 e PCs. Sam Fischer é um personagem violento que faz uso de armas, granadas e, claro, da força bruta. Não seria muito difícil adaptá-lo ao universo de Mortal Kombat com essas características.

Sam Fischer fazendo o que melhor sabe fazerSam Fischer fazendo o que melhor sabe fazer (Foto: Divulgação)

Caso as presenças de Master Chief e Sam Fischer soem estranhas, vale lembrar que até mesmo Snake, da série Metal Gear, já faz uma participação especial no jogo Super Smash Bros. Brawl, do Nintendo Wii. Toda a sua sutil habilidade de espionagem foi deixada de lado para o foco no combate, característico desse jogo de luta de personagens da Nintendo:

Um outro personagem que pode aparecer é alguém da série Call of Duty. No twitter, o produtor Ed Boon cita um “projeto secreto” nomeando-o “Call of Mortal Gears”. O twitter do próprio produtor da série Call of Duty cita o mesmo projeto com o mesmo nome. Estará isso relacionado com o novo Mortal Kombat?

Mais personagens podem aparecer para PS3 e Xbox 360

Muitos outros personagens de ambas as plataformas também podem aparecer no jogo via DLCs. Entre vários sonhos de mistura de personagens em games de luta, um deles é Marvel x Mortal Kombat. O último jogo da série foi X-Men Origins: Wolverine, um fantástico game de ação, mostra Wolverine antes da história do filme, em uma mistura de elementos da obra cinematográfica e também dos quadrinhos.

No jogo, Wolverine utiliza toda a sua fúria nos adversários com sequência de golpes, violência e cenas de tirar o fôlego. Com a censura Mature (18+), o game foi muito bem aclamado pelas críticas especializadas e pelos fãs, que elogiaram a jogabilidade, a brutalidade do personagem e a variedade de golpes. Com todo esse ódio querendo descobrir a sua origem, Wolverine seria um ótimo personagem a ser acrescentado em Mortal Kombat 9.

Não é muito difícil imaginar fatalities para ele, não é verdade?Não é muito difícil imaginar fatalities para ele, não é verdade? (Foto: Divulgação)

Que fã de game de luta nunca sonhou com um Street Fighter x Mortal Kombat? O público-alvo de cada jogo é bem distinto, mas a semelhança de um Ultra Combo Finish com um Fatality é visível. O trio Ryu - Ken - Akuma já foi muito desejado em uma arena com muito sangue e violência como Mortal Kombat, e isso não é difícil de imaginar. Ryu poderia fazer um fatality com vários socos e chutes, terminando com sua especialidade: o Hadouken.

Ken poderia ser ainda mais mortífero, e com seu Shoryuken, carbonizaria o adversário. Akuma... Bem, esse personagem seria o mais fácil de adaptar ao universo MK, já que possui vontade de mostrar-se todo-poderoso, matar qualquer oponente, além de ter apenas remorso, ódio e desejo de vingança. É possível pensar até em outros personagens clássicos, como Chun-Li e sua sequência de chutes, ou Blanka e seu choque elétrico. A lista é longa, e o desejo dos fãs é ainda maior.

Cara de mal? Check. Forte? Check. Violento? Check. Sequência de golpes destruidora? Check. Admirado pelos fãs? Check. Desejo de um fatality em que se mostra o que se passa na tela branca? CHECK!Desejo de um fatality em que se mostra o que se passa na tela branca? CHECK! (Foto: Arte)

Com essa possibilidade da inclusão de novos personagens em cada versão e outros via DLCs, os fãs especulam a hipótese de cada vez mais crossovers. O problema é que o mercado tem uma experiência não muito satisfatória nesse nicho, o MK x DC Universe. O game conta com personagens clássicos da série Mortal Kombat contra personagens do Universo DC da Warner Bros.


Mortal Kombat X DC Universe: o que deu errado?

Tela de seleção de personagens, apresentando tanto os lutadores clássicos de Mortal Kombat quanto os heróis e vilões da DCTela de seleção de personagens, apresentando tanto os lutadores clássicos de Mortal Kombat quanto os heróis e vilões da DC (Foto: Reprodução)

O jogo não teve notas muito altas, além de não ter agradado muito aos fãs. Segundo eles, o game perdeu toda a característica da série Mortal Kombat, uma vez que este teve uma censura de 15+ em razão ao público-alvo da DC Universe. As notas, segundo os conceituados sites Metacritics e IGN, foram 72/100 e 7,5/10, respectivamente, notas dadas a jogos medianos. O game sofreu forte censura dos golpes e dos famosos fatalities, tornando-se algo até caricato. Abaixo segue um vídeo do fatality do Coringa, personagem da DC Universe:


Se é Marcus Fenix do Gears of War, Capitão Price da série Call of Duty, Master Chief de Halo, Sam Fischer de Splinter Cell ou outro personagem que pode aparecer na versão do Mortal Kombat 9, isso ainda é um mistério, mas pela recepção dos fãs, um crossover bem adaptado como o Kratos deu muito certo. Será que ainda veremos Ken do Street Fighter arrancando cabeças e carbonizando corpos com seu fatality no seu melhor shoryuken? Ou podemos sonhar com Wolverine dando seus ataques mais brutais nos adversários e fazendo um fatality mais característico à série?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2013-02-08T01:39:29

    Esse jogo é absurdo de bom, com a vinda do Kratos então.. show!

  • Ricardo Morais
    2011-04-03T01:49:14

    sonha não moço Ryu e Ken em um jogo do Mortal Kombat é quase impossível, a capcom não aceitaria o Scorpion arrancando a cabeça de um deles!!!