02/12/2010 12h47 - Atualizado em 12/12/2011 15h57

A história da Blizzard

Francis Rosário
por
Para o TechTudo

Uma gigante do entretenimento digital, é assim que a Blizzard pode ser definida. A empresa responsável por diversos clássicos como Diablo, Warcraft, Starcraft e claro, o fenômeno online World of Warcraft.

A história da Blizzard começou oficialmente em 1994, porém precisamos olhar alguns anos antes para chegar a verdadeira origem.

Um dos primeiros projetos, Rock n' Roll Racing, de 1993Rock n' Roll Racing, de 1993 (Foto: Divulgação)

O início

Era 1991, quando os recém formados Allen Adham, Michael Morhaime e Frank Pearce resolveram que era hora de criar sua própria empresa para desenvolvimento de games. Assim surgiu a Silicon & Synapse em Fevereiro de 1991 sediada na cidade de Irvine na Califórnia. Empresa essa que iria revolucionar diversas vezes a industria.

Inicialmente a S&S era uma mera empresa de conversão de jogos entre sistemas operacionais e seu principal cliente era a já grande Interplay. A experiencia obtida dessa parceria permitiu que já em 1991 a jovem empresa desse inicio aos seus dois primeiros projetos próprios: The Lost Vikings(1992) e Rock n' Roll Racing (1993). Os jogos foram desenvolvidos em simultâneo para SNES e Mega Drive, tendo levado cerca de dois anos até serem lançados.

Os jovens empresários estimavam que seus dois jogos juntos venderiam cerca de 60 mil cópias, porém para a surpresa de todos os números foram quatro vezes maiores. Isso levou a Silicon & Synapse a receber o prêmio de melhor produtora de software do ano de 1993.

A era de Ouro

Com o prêmio de melhor produtora a Silicon & Synapse começou a chamar a atenção da industria e a empresa acabou sendo adquirida pela Davidson & Associates, que até então era uma empresa focada em jogos infantis. No mesmo ano mudam o nome para Chaos Studios, porém problemas legais fizeram o nome Blizzard Entertaiment ser adotado em definitivo.

Com o aporte do capital da Davidson & Associates a empresa pode dar continuidade ao desenvolvimento de Warcraft, que esteve ameaçado por diversas vezes ao longo do ano anterior. Em 1994 o game é lançado para PCs e recebe criticas excelentes da imprensa especializada, o que contribui para que mais de 100 mil cópias sejam vendidas.

Em 1995 a sequencia Warcraft II é lançada, alcançando a marca de dois milhões de cópias vendidas em apenas um ano. A Blizzard tinha entrado para o grupo das grandes desenvolvedoras de games.

Diablo, um dos maiores games de todos os temposMais um sucesso da Blizzard (Foto: Divulgação)

No ano seguinte a Davidson & Associates adquire um pequeno estúdio que estava desenvolvendo um certo jogo chamado Diablo. O estúdio é renomeado para Blizzard North e um dos maiores games de todos os tempos é lançado no final daquele ano. Nesse mesmo período surge a Battle.net, rede para jogos on-line da Blizzard que revolucionou a forma como os jogadores interagiam nas partidas daquela época.

StarCraft veio em 1998, e manteve a tradição de sucesso com mais de cinco milhões de cópias vendidas. Na sequencia foram lançados Diablo II(2000) e Warcraft III(2002), que mais uma vez bateram diversos recordes de venda arrebatando diversos prêmios.

A Blizzard tinha encontrado a fórmula para o sucesso com seus jogos, passando um bom tempo em desenvolvimento e principalmente ouvindo as sugestões do gamers para as sequencias. Coincidentemente esse período de grandes sucessos ocorreu justamente quando a empresa resolveu largar o desenvolvimento de jogos para consoles que ficou limitado a apenas algumas adaptações.World of Warcraft

Mas ainda seriamos surpreendidos novamente...

A era WoW

Warcraft II teve dois milhões de cópias vendidas, só em 1995O WoW revolucionário. (Foto: Divulgação)

Baseado no conceito de MMORPG (Massive Multi-player On-Line Role Play Game) e de olho no sucesso que jogos com Ultima Online e Tibia alcançavam, a Blizzard resolveu que era hora de revolucionar o mercado mais uma vez. E assim nasceu World of Warcraft, um RPG massivo online com milhões de jogadores espalhados pelo mundo.

Em uma época na qual os grandes jogos do gênero possuíam gráficos 2D simplórios, WoW chegou com uma poderosa engine gráfica 3D e um mundo de jogo gigantesco. Para completar ainda tinha um sistema com jogabilidade simples e intuitiva. Não tinha como não fazer sucesso. A empresa optou por cobrar uma assinatura mensal dos jogadores, modelo de negócio inédito até então nos MMORPGs.

O novo game da Blizzard era tão revolucionário que acabou influenciando a industria de forma nunca antes vista e o mercado foi invadido por MMOs baseados em WoW nos anos seguintes.

O fenômeno online do WoW segue com força total após diversas expansões, contando hoje com mais de 11 milhões de jogadores ativos. Só isso já garante um lucro mensal de aproximadamente 100 milhões de dólares para Blizzard!

O que esperar no futuro?

Starcraft II revolcionou o gênero RTSStarcraft II no gênero RTS (Foto: Divulgação)

Com o recente lançamento de Starcraft II a Blizzard mostra que continua afiada. O jogo mais uma vez revolucionou o gênero RTS (Real Time Strategy) elevando o moding a um patamar nunca antes visto.

O próximo grande lançamento da empresa deve ser Diablo III com lançamento previsto para 2012. A aguardada sequencia deve manter o estilo clássico do jogo e especula-se que possa incluir uma espécie de MMO via Battle.net.

Um rumor que ganha forças é um possível novo MMORPG da empresa, uma espécie de sequencia de WoW com outra temática. Mas como sempre a Blizzard mantem até os mínimos detalhes em segredo e tudo pode não passar de rumores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares