Sistemas Operacionais

02/12/2010 14h41 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Smartphones Sharp Galapagos 003SH e 005SH com Android e 3D

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

 

Galapagos 003SH e 005SH tem tecnologia 3D e sistema AndroidGalapagos 003SH e 005SH têm tecnologia 3D e sistema Android (Foto: Divulgação)

 

É dispensável dizer que os fabricantes de tecnologia abraçaram o formato 3D com todo amor e carinho, pois vê nesse formato boa parte da solução dos seus problemas. Agora, some o 3D ao sistema operacional móvel do momento. É isso mesmo: a Sharp está lançando no Japão, pela operadora Softbank, dois smartphones com sistema Android 2.2 (Froyo), com touchscreen e projeção de imagens em 3D, com o benefício de dispensar o uso dos óculos para ver os gráficos tridimensionais, tal como funciona no sistema do Nintendo 3DS. Apresentamos os Galapagos 003SH e 005SH.

Com um processador de 1 GHz e tela de 3,8" (800 x 480), ele permite a reprodução de vídeos em 3D sem a necessidade de óculos especiais, e já conta com jogos pré-instalados da Capcom, como Mega Man, Resident Evil e Ghosts n' Goblins. As diferenças entre os dois modelos estão na câmera (9,6 MP no 003SH e 8 MP no 0005SH) e no teclado QWERTY físico em um deles.

A tecnologia 3D ainda tem que evoluir um bocado para que seja de fácil acesso para todos (pois algumas pessoas com deficiência visual não podem desfrutar da tecnologia ao usar os óculos), e, consequentemente, mais popular. Evidentemente, é muito mais confortável você ver conteúdos em três dimensões sem ter um óculos na sua frente, pois os resultados são muito mais naturais e práticos. Porém, no caso de dispositivos tão pequenos como videogames portáteis e celulares, fica ainda um ponto de interrogação.

Poucas pessoas viram na prática o 3D do Nintendo 3DS, e as poucas que viram afirmaram que, apesar de funcionar bem, ele ainda precisa de uma implementação até chegar ao mercado. No caso dos celulares, ficam algumas dúvidas: como o sistema 3D funciona à luz do Sol? Como será o consumo de bateria desse produto? Quais os recursos adicionais de luminosidade? Além disso, um aparelho com 3D seria explicitamente voltado para quem quer entretenimento, como vídeos, games e fotos. Mas, será que isso é o suficiente para se iniciar uma produção global desses telefones? Talvez no futuro, quando esta tecnologia estiver mais "madura".

Fonte: Engadget


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Okabayashi
    2012-06-21T22:14:21

    Quero saber se esse mesmo aparelho pode ser desbloqueado e usa- lo no Brasil?