Sistemas Operacionais

13/12/2010 14h41 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Symbian: Melhoria contínua é a palavra de ordem

Marcelo Barros
por
Para o TechTudo

O Nokia N8 vem sendo entregue para os primeiros consumidores desde o mês de novembro, trazendo como novidade um hardware primoroso, um preço justo e o polêmico Symbian^3.

Ajudado pela nova tela capacitiva de 3,5 polegadas do N8, o Symbian^3 acabou ganhando uma nova roupagem, principalmente quando comparado ao sistema anterior, o Symbian^1, usado nos primeiros modelos com tela sensível ao toque (como o N97). No entanto, a expectativa popular por uma interface de usuário mais moderna era maior do que a que realmente foi entregue pela fabricante, o que gerou um pouco de decepção entre os fãs.

É fato que a própria Nokia não prometia nenhuma revolução na interface do Symbian^3, planejando ter realmente uma experiência de uso renovada apenas no Symbian^4. O nome seria DirectUI, substituindo a interface atual, denominada “Avkon”.

Novos rumos

Com os novos rumos da empresa após a mudança da presidência e o fim da fundação Symbian, o Symbian^4 acabou sendo diluído. A ideia, daqui em diante, é fornecer atualizações menores e mais frequentes para os aparelhos atuais, num processo evolutivo contínuo. Ou seja: aquelas ‘grandes mudanças’ esperadas, que só chegam após um longo período de espera e que geralmente só estão disponíveis para quem adquire um aparelho novo, talvez nunca se concretizem.

Symbian 4Symbian 4 (Foto: Reprodução)

Parte desta estratégia está relacionada ao fato de que os novos aplicativos para a plataforma Symbian estão sendo construídos, agora, baseados em um framework denominado de Qt (pronuncia-se como “cute”, em inglês). Em tese, bastaria ter as bibliotecas do Qt instaladas no telefone para se beneficiar das novidades.

Os aparelhos com Symbian^3, como o N8, já vêm com o Qt instalado. Outros, como o E72, podem baixar automaticamente o Qt se necessário, através de uma tecnologia denominada “Smart Installer”. (Vale lembrar que a instalação manual é sempre possível para a maioria dos telefones com versão Symbian/S60 3.1 ou superior)

De qualquer forma, ainda é, sem dúvida, uma mudança positiva, ainda mais se a promessa de atualizações frequentes se confirmar. Até o momento, o Nokia N8 que venho utilizando nos últimos dois meses carrega consigo a versão de software 011.012, de 18/09/2010, chamada de PR1.0. Não cheguei a encontrar alguma confirmação oficial, mas vi pessoas citando o significado de “PR” como sendo uma abreviação de “Pré-Release”, o que nos deixa no ar com a possibilidade de uma atualização em um futuro próximo.

Até o momento, de atualização mesmo, surgiram apenas duas novas versões: uma relacionada ao aplicativo “Social”, para acesso ao Twitter e Facebook, e outra descrita apenas como “Atualização de aplicativos do telefone”, em 13 de novembro.

É pagar pra ver, literalmente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares