03/12/2010 10h17 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Top 5: Jogos de corrida

Pedro Cardoso
por
Da redação

Qual gamer não gosta de um bom jogo de corrida. A febre que começou com o Enduro lá no Atari 2600, pode ter um seu maior expoente com o lançamento, ainda em 2010, do tão aguardado Gran Turismo 5 para Playstation 3. Nesse pequeno espaço de tempo, vários títulos foram lançados, conquistando nossos corações que gostam de velocidade.

Porém, para esta Top 5 do TechTudo, vamos nos concentrar nos principais jogos de corrida para PC. Aqui vai a nossa lista com os melhores jogos de corrida de todos os tempos, mas você pode deixar a sua nos comentários.

5 – Stunt Racer – Os jogadores de PC mais antigos vão se lembrar da sensação que era correr nas pistas que você próprio criava. Na época, estávamos presenciando os primeiros passos do 3D, de uma época que nem precisava de placa de vídeo especial. Na verdade, nem se assemelhava a tecnologia que é implementada hoje, sendo apenas um arremedo de três dimensões que enganavam facilmente nossos olhos.

Mas o grande atrativo da época, era a novidade de você poder crias a sua pista, em um edito interno, usando os elementos apresentados pelo jogo. O que incluia rampas, loppings e outros absurdos. Depois de criar a pista, você ia correr sozinho, tentando chegar no final, superando os desafios que você mesmo colocou ali.

4 – Need for Speed: Underground – Seu mérito foi ter trazido para o mundo dos games o que Velozes e Furiosos iniciou no cinema. Todo esse clima de corridas ilegais e noturnas, cenário urbano (lembrando que Need for Speed sempre foi em estradas), e modificação de carros. Não podemos esquecer também da trilha sonora, trazendo artistas conhecidos do cenário do hip-hop, rock e outros estilos

3 – Burnout Paradise – A série Burnout trouxe um outro estilo de corrida para os games, e portanto, merece estar nessa lista. E a versão Paradise está aqui pois foi a única convertida para PC, e porque representou uma grande evolução para série, apresentando uma cidade muito maior, novos combos e gráficos melhorados. Para quem não conhece a série, aqui o objetivo é provocar o maior caos possível no trânsito, colidindo nos carros que estiverem na sua frente, em alta velocidade. Acompanhe o efeito cascata provocado pelo seu ato e veja a contagem de pontos. Não preciso dizer que a realidade ficou bem longe deste jogo.

Burnout Paradise (Foto: Divulgação)Burnout Paradise (Foto: Divulgação)

2- Race Driver: GRID – Sem querer fazer nenhum tipo de comparação, o GRID trouxe para o PC (e consoles que não sejam da Sony), o maior realismo possível em simulação de carros de corrida. Jogadores ocasionais classificam a jogabilidade dele como frustrante. Mas não é somente neste aspecto que ele se destaca, tem também ótimos gráficos, que exigem o máximo dos computadores com as GPUs mais poderosas.

1 – Need for Speed: Most Wanted – Não dá para destacar um motivo para este jogo estar em primeiro na lista, pois na verdade, é uma combinação de elementos que funcionaram de forma tão homogênea, que fez um jogo que lembraremos durante muito tempo. Este foi o penúltimo jogo lançado ainda na febre do tuning, trazido para a cultura pop pelos filmes da série Velozes e Furiosos. Aqui, esse elemento estava bem consolidado, após os ótimos Underground e Underground 2, com muito mais itens e possibilidades de customização.

Mas o grande atributo deste jogo, foi ter trazido de volta a perseguição policial, inaugurada no Need for Speed: Hot Pursuit e ter dado um sentido a este elemento. Agora, você deveria subir em uma lista dos mais procurados infratores das pistas. Cada posição deste ranking representava um personagem, com sua ficha policial e tudo mais, que você tinha que superar em rachas pela cidade. E os policiais eram implacáveis.

Além disso tudo, o Most Wanted trouxe de volta as corridas durante o dia, com o sol pegando na cabeça dos pilotos. Valeu lembrar que os dois “Undergrounds” eram de noite. Mas, se as corridas a noite foi uma inovação para a série, por que destacar a volta para as corridas com sol? Durante os dois anos anteriores, a tecnologia da computação gráfica deu o seu passo na evolução, e assim, quando voltaram para a corrida durante o dia, podemos perceber uma melhoria grande na representação do sol, brilho, e um cidade mais detalhada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Falvo
    2011-12-14T12:51:41

    sabe td de jogos de corrida esse redator hein ahhaah... quem quiser saber realmente quais são os melhores jogos de corrida pra PC, procurem por Rfactor (o melhor) e depois por F1 2010 ou 2011...