Tablet

20/12/2010 17h46 - Atualizado em 29/08/2011 18h55

Veja os seis tablets que vão fazer a sua cabeça em 2011

Paulo Vanderley
por
Para o TechTudo

Apesar do furor que os tablets causaram neste ano, os analistas futurólogos garantem que em 2011 eles definitivamente deverão decolar nas vendas. Entre os fatores para isto estão o amadurecimento do mercado, a redução dos preços e a maior diversidade (e concorrência) de opções para consumidores de todos os gostos.

De olho nesse mercado, várias empresas já apresentaram suas apostas nesse segmento para o ano de 2011, e todos nós estamos aguardando ansiosos para poder vê-los em ação. A seguir, listamos seis tablets que deverão mexer com o mercado (e com a sua cabeça) em 2011.

ExoPC (Windows 7)

Fugindo da tradicional arquitetura de processadores ARM, muito usada nos tablets e smartphones, a empresa canadense ExoPC anunciou a pré-venda do novo tablet com processador Intel Atom e Windows 7 ainda em 2010. Com uma tela touchscreen capacitiva de 11,6 polegadas, 2GB de memória RAM e um acelerador gráfico Broadcom Crystal HD (com suporte a reprodução de vídeos em Full HD 1080p), o ExoPC está mais para um computador em forma de tablet que para um "celular grandão" (como o iPad e o Galaxy Tab chegaram a ser apelidados no início). Este tablet já vem com vários aplicativos pré-instalados e tem a sua própria appstore, agradando os fãs mais inflexíveis dos sistemas da Microsoft. Resta saber se a gigante de Redmond realmente fará a sua parte nesta iniciativa.

ExoPC rodando Windows 7ExoPC rodando Windows 7 (Foto: Divulgação)

PlayBook (RIM)

A RIM (Research In Motion) anunciou em setembro o PlayBook, um tablet com foco no mercado corporativo. A idéia é frear o iPad dentro das empresas, já que a RIM tem maior apelo nesse público. Seu hardware é bem interessante: processador Dual Core de 1 GHz, 1GB de RAM, conexões microUSB e microHDMI, Wi-FI, Bluetooth 2.1, câmeras HD na frente (3 MP) e atrás (5 MP), suporte a gravação de vídeo 1.080p e tela sensível ao toque de 7 polegadas. A dúvida fica por conta do novo sistema operacional, o BlackBerry Tablet OS, que chega para brigar com iOS e Android. Se tudo der certo, o PlayBook será lançado nos EUA ainda no primeiro trimestre de 2011.

PlayBook RimPlayBook Rim (Foto: Divulgação)

MotoTab (Motorola)

Agora em dezembro, a Motorola surpreendeu o mundo ao mostrar o seu tablet que irá disputar o mercado com o iPad e o Galaxy Tab em 2011. O grande trunfo e diferencial deste tablet é rodar o sistema Android 3.0, carinhosamente apelidado de "Honeycomb". Há uma grande expectativa em torno do Honeycomb, pois é a primeira versão do Android projetada para tablets. Segundo Andy Rubin do Google, o novo sistema vai permitir que os usuários personalizem mais o seu tablet, e possam aproveitar melhor as particularidades deste formato (como a tela maior, por exemplo). Especula-se que o aparelho tenha processador de 1 GHz e 512MB de RAM, 32GB de memória interna, suporte a microSD, câmera frontal (2MP) e traseira (5MP), Wi-Fi, Bluetooth, 3G, e tela de 1280x800 pixels com processador gráfico Nvidia Tegra 2 T20 dual-core. Pensou no mesmo que eu? Sim, ele será perfeito para rodar jogos!

Protótipo de tablet da MotorolaProtótipo de tablet da Motorola (Foto: Divulgação)

SymbianTab ou MeegoTab? (Nokia)

Alguns sites divulgam que a Nokia também está desenvolvendo seu tablet - de acordo com uma informação vazada por funcionários de dentro da empresa e que ainda não foi confirmada. Ainda não temos muitos dados sobre este tablet, mas existem rumores de que o processador seria um Intel Atom, a tela teria uma resolução WVGA e ele contaria com duas câmeras (uma traseira e outra frontal). A única certeza (por enquanto) é que o tablet vai rodar o sistema operacional Meego, em vez do Symbian, mas eu não estranharia se eles apresentassem algum tipo de Symbian turbinado para tablets. A Nokia foi surpreendida pela Apple com o lançamento do iPhone, e não quer repetir o mesmo erro com o iPad. O problema é que seu tablet só deverá ficar pronto no terceiro trimestre de 2011. Com tantos outros tablets chegando, tomara que consigam recuperar o tempo perdido.

Meego OS no tablet da NokiaMeego OS no tablet da Nokia (Foto: Divulgação)

PalmPad (HP)

A HP havia deixado todos com água na boca ao prometer o Slate, mas parece que seu player de verdade no mercado será o PalmPad, um tablet rodando webOS. Você deve lembrar que o webOS é um interessante sistema operacional que estava sendo desenvolvido pela Palm meses antes de ser comprada pela HP. O nome "PalmPad" já foi registrado, o que é um excelente sinal - pelo menos nome o dispositivo já tem - mas internamente o projeto é conhecido pelo apelido de "Topaz". Não há informações sobre o hardware do equipamento. Conforme informações vazadas pelos asiáticos que fabricam as partes que irão compor o tablet, o PalmPad deve ser lançado em março de 2011.

  •  
Tablet da HP virá com webOTablet da HP virá com webO (Foto: Reprodução)

PosiTablet / ItauTablet (Positivo / Itautec)

Na onda da chegada dos tablets americanos, as principais fabricantes brasileiras de tecnologia já estão mexendo seus pauzinhos para lançar o quanto antes a sua opção de tablet. Afinal, não dá para ficar assistindo a avalanche de aparelhos vindos de fora sem nenhuma reação. Isso é bom para o mercado, pois sendo fabricados aqui o preço tende a ser mais baixo. No pior cenário, deveremos ter pelo menos dois produtos nacionais nas prateleiras em 2011. A Itautec, por exemplo, já teria um projeto pronto com apenas alguns detalhes a serem acertados. O objetivo seria oferecer tablets a preços competitivos. A Positivo também declarou estar trabalhando no lançamento de seu próprio tablet para o ano que vem, mas não foram divulgados maiores detalhes. Ah, os nomes (PosiTablet e ItauTablet) são apenas uma sugestão minha (que eu inclusive espero que não seja aceita).

Itautec prepara tabletItautec prepara tablet (Foto: Divulgação)

Além destes fabricantes, também temos promessas de lançamentos da Acer, Toshiba e muitas outras empresas em 2011 - isso sem contar a provável nova versão do iPad. Não vão faltar opções com várias especificações e sistemas operacionais, além do preço. O segmento dos tablets está tomando forma, e nós estaremos aqui no TechTudo analisando como isso acontece ao longo dos próximos anos. Acompanhe!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares