
O sistema operacional mais recente da Microsoft, Windows 7, comemora amanhã um ano desde que foi colocado no mercado. Antes de ser vendido, no entanto, o sistema passou por diversas fases de testes. A primeira delas foi até não-intencional, quando uma versão do S.O. vazou em redes de bittorrent em dezembro de 2008.
Depois disso, ele foi disponibilizado oficialmente pela Microsoft na TechNet e MSDN e atingiu status de beta público em janeiro de 2009. Sua versão final foi enviada aos fabricantes de computadores em julho.
A data marca também o encerramento de vida do Windows XP. A Microsoft vai parar de disponibilizar licenças desse sistema às fabricantes, que agora só poderão vender computadores com o Windows Vista ou Windows 7 instalados. O XP foi lançado originalmente em outubro de 2001 e desde então recebeu três service packs, os pacotes de correções que a Microsoft disponibiliza.
Em declaração à imprensa, a Microsoft disse que já foram vendidas mais de 240 milhões de licenças do Windows 7 no mundo todo. Ainda assim, segundo estatísticas do W3Schools, o Windows XP continua sendo o sistema mais usado no mundo, com 51% de participação no marcado.
Via: Windows Team Blog