Sistemas Operacionais

22/12/2010 17h14 - Atualizado em 14/07/2011 07h08

Windows ExoPC Slate: Ninguém falou em tablet

Beline Cidral
por
Para o TechTudo

Se você acha o Windows simpático e não consegue ver nada melhor desde 1993, vai adorar saber que a empresa conseguiu um espaço no mundo dos tablets. Se é que esta é a categoria do dispositivo de 11,6 polegadas, já que nem o site oficial cita outra classificação para o gadget que não o de um computador.

ExoPC SlateExoPC Slate (Foto: Divulgação)

Segundo a fabricante, a canadense EXOPC, o Slate, que roda Windows 7 Home Premium, “é um computador com interface multi-touch que permite navegar na web, jogar, assistir TV e filmes, ouvir música, ler jornais, revistas e livros, organizar fotos, baixar aplicativos, ver feeds RSS, acompanhar o clima em tempo real, criar e editar planilhas e documentos e muito mais”.

Realmente é bastante coisa, mas pensando bem, não parece tudo que um iPad, Galaxy Tab ou outro tablet qualquer não seja capaz de fazer? Sim, mas este não é um Tab ou Pad. É um PC.

A tela touchscreen tem 11,6 polegadasA tela touchscreen tem 11,6 polegadas (Foto: Divulgação)

O site oficial prossegue o texto exaltando as qualidades do produto: tela espaçosa, multi-tasking, navegação super rápida com suporte a Flash e Silverlight, além do armazenamento e leitura de qualquer formato de e-book.

Isso sem falar nos filmes, shows, clipes, videocasts, TV e Web TV - então esqueça a experiência de ver televisão do Galaxy Tab, embora neste caso a Samsung seja exceção, e não a regra.

À parte disso, há um recurso que eles chamam de “Stroboscopic keyboard” que parece ser uma boa solução para entrada de textos. Sua vantagem está na resposta visual para reduzir erros de digitação e o layout do teclado, que permite a operação com “dez dedos ou miniaturas, apenas”, seja lá o que isso queira dizer.

Por que não chamá-lo de tablet?Por que não chamá-lo de tablet? (Foto: Divulgação)


Uma diferença entre este e outros tablets... Desculpem-me. Computadores portáteis... do mercado é o “ExoPC UI Layer Development Kit”, responsável pelo desenvolvimento de aplicativos multi-touch em JavaScript e Flash, ou ainda para arquivos já existentes, escritos em outros formatos.

No geral, com exceção da duração pífia da bateria, da única câmera frontal de 1.3 MP e do peso, comparável ao de um netbook, as especificações do dispositivo (ninguém falou em tablet) são bem interessantes. Resta esperar para saber qual será o preço dele aqui no Brasil, e se vai valer a pena apostar em um computador portátil rodando Windows 7, embora não exista novidade nenhuma aí.

Saiba mais sobre o ExoPC.

EXOPC SLATE  
Sistema operacional: Windows 7 Home Premium
Tela: Multi-touch, capacitivo com sensor de pressão
Tamanho da tela: 11.6 polegadas
Resolução da tela: 1366 x 768 pixel
Memória RAM: 2 GB DDR2
Processador: Intel Atom Pineview- M N450 de 1.66GHz, suporte 64 bit
Gráfico: Intel GMA 3150 BROADCOM Crystal HD 1080p
Armazenamento: SSD 32 ou 64GB (expansão até mais 32GB via SD/SDHC)
Conectividade sem fio: Wifi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1 + EDR
Portas: USB 2.0 x2, Audio jack, Mini-HDMI, Dock
Câmera: 1.3 MP (única, frontal)
Alto-Falantes: 2 embutidos de 1.5W cada
Bateria: 4 horas
Tamanho: 29,5 x 19,5 x 1,4 cm
Peso: 950 g
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares