Áudio e Vídeo

02/12/2010 21h21 - Atualizado em 20/08/2013 12h38

Windows Media Player x VLC Media Player: quem vence essa briga?

Pedro Cardoso
por
Da redação

Um dos maiores usos que damos ao nosso computador hoje em dia é para ver vídeo e assistir filmes, não é verdade? Mas na mesma proporção que cada vez mais assistimos filmes na frente do PC, surgem novos e novos formatos de codec de vídeo. Ter um bom player para aproveitar bem essas mídias é fundamental.

Colocamos frente a frente dois representantes do gênero e vamos tentar chegar a um vitorioso. Quem vence, VLC Media Player ou Windows Media Player?

Codec – Sem pensar duas vezes, o VLC dá um banho neste quesito. Com ele instalado na sua máquina, não é necessário instalar nenhum pacote de codec, que ele sozinho lê todos os padrões mais conhecidos de vídeo.

Álbum - Esse é um recurso que não existe no VLC, portanto, o Windows Media Player é a melhor pedida. Lá, você pode criar playlists elaboradas de músicas e vídeos, álbuns conforme o seu critério, seja por artista, ano, entre outros.

Sincronia – O Windows Media Player vence fácil este quesito, justamente pelo seu recurso nas últimas versões, que permite sincronizar seu álbum de mídias com outros computadores (que tenha Windows Vista e 7 instalado) que estejam na mesma rede LAN ou Wi-Fi. Além disso, o WMP sincroniza com a web para baixar as capas dos CDs e as informações completas dos álbuns.

Legendas – Se você quer ver um filme ou série legendada, o VLC é a melhor opção. Ele roda a legenda de um respectivo vídeo bastando apenas que ambos estejam dentro na mesma pasta, automaticamente. Tudo isso sem exigir mais da memória e nem deixar o sistema mais lento.

Agilidade – Nesse quesito também vence o VLC Media Player. Leve, ele pode rodar em computadores mais modestos, pois consome pouca memória RAM quando está ativado.

Conclusão

Se eu pudesse dar uma conclusão para este debate, diria que o Windows Media Player é recomendado para aqueles que tem um computador poderoso e quer ter transformar seu PC em um media center completo. Já o VLC é para aqueles que tem um netbook, ou computadores mais modestos e quer apenas ver um video de vez em quando, ou ouvir um pouco de música enquanto trabalha ou faz um exercício escolar. Agora, a escolha é sua.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Precival Alves
    2013-01-11T14:50:45

    no meu PC(Win 7), o VLC execulta videos em FULL HD, e o Windows Midia Player não, tem algum complemento pro WMP ecucultar FULL?...Mesmo assim o VLC, apesar da falta de lista de reproduçao e SINCRONIA, na minha opinião tem um ótimo desempenho em reproduçao de video, execulta varios formatos de audio, não pesa e tambem tem um ótimo equalizador, não fica para traz.