Internet

17/12/2010 18h44 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Yamaha traz YouTube, Netflix e Blu-ray para a sua TV

Maurício Carvalho
por
Para o TechTudo

O Blu-ray veio para ficar? Será mesmo o sucessor do DVD? Quando digo que a mídia sucessora do DVD nunca vai existir, as pessoas não acreditam. Eu explico: a tendência não é o Blu-ray, e sim o vídeo sob demanda. Uma prova disto é o último aparelho apresentado pela Yamaha.

Yamaha BD-A1000 Yamaha BD-A1000 (Foto: Divulgação)

À primeira vista, o Yamaha BD-A1000 é um Blu-ray player como qualquer outro. Compatível com os últimos padrões da tecnologia, como BonusView e BD Live, ele faz o básico esperado por um aparelho da categoria: reproduz vídeos em Full HD (1080 linhas de resolução) e conta com porta HDMI e muitas outras conexões extras de áudio e vídeo.

Mas o que mais chama atenção são as funções extras. O BD-A1000 também é compatível com Netflix, YouTube, e o serviço de vídeos sob demanda da Blockbuster. É inegável que hoje exista uma certa demanda e interesse do consumidor em geral, pelos serviços de vídeo sob demanda, e o maior exemplo disso é o sucesso do YouTube. Os usuários passam horas na frente de PC, assistindo aos vídeos. E como hoje ele já é compatível com vídeos em alta definição, assisti-los na TV se torna uma experiência mais do que confortável.

Assistindo Filmes Online

Mas o YouTube, em sua maioria, disponibiliza vídeos caseiros ou independentes. E os filmes? Há hoje uma grande variedade de serviços pelo mundo de filmes sob demanda. O Netflix, por exemplo, é uma locadora virtual, e basta um cadastro para que você escolha o filme que deseja assistir. Nem precisa esperar o filme chegar pelo correio ou ir a alguma loja busca-lo. Para assistir, basta dar o play.

O serviço transmitirá o filme armazenado em seus servidores para a sua casa, via internet, e com a mesma definição de um Blu-ray. Semelhantes ao Netflix, temos o Hulu, a Blockbuster e a iTunes Store, entre outros.

Mas há um detalhe muito importante que você deve saber antes de sair correndo para comprar o seu: nenhum desses serviços está disponível no Brasil (além do YouTube, claro).

Nem Netflix, nem Hulu, nem Blockbuster, nem iTunes Store: O Brasil ainda carece de serviços de vídeo sob demanda na TVNetflix, Hulu, Blockbuster, iTunes Store: País ainda carece de serviços de vídeo sob demanda para TV (Foto: Reprodução)

No nosso país, a ideia ainda está amadurecendo. Alguns serviços, como a Saraiva Digital, até oferecem filmes por download, mas ainda não é a mesma coisa. Além de não ser sob demanda (já que você precisa baixar todo o filme antes de assistir), o serviço não distribui filmes e shows em alta definição. O máximo que você pode conseguir é assistir filmes na mesma definição de um DVD.

O Blu-ray venceu o HD-DVD, mas talvez fique um pouco mais difícil vencer a distribuição digital. Oras, é muito mais prático! Você assiste tudo sem sair de casa, sem lidar com discos, sem perigo de danifica-los, sem ocupar espaço na sua estante e, na grande maioria das vezes, sem ter que comprar um novo equipamento.

A Yamaha já percebeu qual é a tendência, assim como muitas outras fabricantes. E parecem estar se aproveitando disso para agregar mais valor aos seus Blu-ray players que, vai saber, podem começar a encalhar rapidamente nas prateleiras.

Fonte: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares