Internet

03/01/2011 10h00 - Atualizado em 18/02/2014 08h44

China bane VoIP de terceiros e torna Skype ilegal

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
Logo do Skype (Foto: Divulgação)Logo do Skype (Foto: Divulgação)

A conhecida restrição do governo chinês sob a Internet fez mais uma vítima na semana passada. O Ministro da Indústria de Tecnologia da Informação baniu os serviços VoIP (voz sobre IP, tecnologia usada para serviços de telefonia via internet) que não forem homologados pelas operadoras China Unicom e China Telecom, controladas pelo governo. Isso fez com que serviços como o Skype, Fring e outros semelhantes se tornem ilegais no país.

Essa não é a primeira vez que a China bane serviços de VoIP de terceiros do país. Em 2006, o governo proibiu o uso de VoIP, e só passou a emitir licenças para as empresas funcionarem em 2008, com a chegada dos jogos olímpicos no país.

O novo bloqueio pode ter sido causado pela implementação da capacidade de videochamadas no Skype, algo que nenhuma das atuais concorrentes governamentais têm. Com a proibição do serviço, elas teriam tempo para criar uma solução à altura e vendê-la para a população chinesa.

Apesar disso, o Skype continua funcionando normalmente para todos os chineses. O site da empresa, no entanto, agora redireciona para o endereço de um parceiro, o Tom.com. Ativistas online da China ainda especulam que tipo de tecnologia o governo deve aplicar para bloquear os serviços de VoIP, já que boa parte do tráfego de dados é criptografado.

Via: FastCompany

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares