Internet

12/01/2011 17h44 - Atualizado em 14/07/2011 07h07

Concurso da Google dará US$ 30 milhões para quem mandar robô à Lua

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Anunciado há três anos atrás, o Google Lunar X Prize encerrou suas inscrições no dia 31 de dezembro de 2010. O projeto é ambicioso: 30 milhões de dólares para que duas equipes enviem robôs para a Lua.

Google Lunar X Prize (Foto: Divulgação)Google Lunar X Prize (Foto: Divulgação)

O primeiro time leva 20 milhões e o segundo, cinco milhões, somando mais outros cinco com as despesas de viagem. Nada mal para o maior buscador do mundo, e dono de um dos maiores sistemas operacionais para celulares, financiar novas pesquisas espaciais.

Grupos de faculdade, pesquisadores associados à NASA e cientistas "nas horas livres" estão entre as 20 equipes participantes, que atualizaram blogs nas sextas-feiras com seus projetos. A meta é criar um robô que seja capaz de andar na superfície lunar com eficiência. Muitos dos grupos participantes já estão atrás de patrocínio para manter a construção de seus robôs.

O projeto está previsto para acabar em 2015, mas os participantes que chegarem ao primeiro lugar perderão 5 milhões se não concluírem até 2013. Nesse período, o governo americano mandará uma missão para a Lua. O atraso custará para todos no concurso.

A outra empresa que está com o Google nesse concurso, a X Prize, já organizou o Ansari X Prize, que somou um prêmio de 10 milhões de dólares para projetos sub-orbitais de naves e resultou no SpaceShipOne e no Virgin Galactic.

Via Ars Technica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares