Computadores

07/01/2011 10h48 - Atualizado em 14/07/2011 07h07

Mac App Store estréia com bugs e falha no DRM

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Ao subir no palco pela última vez, Steve Jobs anunciou que iria criar uma loja online de aplicativos parecida com aquela disponível nos dispositivos iOS. O dia chegou e a loja finalmente estreou, com mais de 1000 aplicativos dos mais variados desenvolvedores e empresas. Junto com a loja, no entanto, vieram alguns bugs.

Mac App Store (Foto: Reprodução)Mac App Store (Foto: Reprodução)

Assim que a loja foi disponibilizada para download no Mac OS X Snow Leopard, diversos usuários reclamaram nas redes sociais do chamado Unknown Error 100, que aparecia para aqueles que já tinham conta em alguma loja de aplicativos da Apple. O erro aparece porque tais usuários precisam primeiro aceitar os novos termos de serviço da loja antes de poderem baixar novos aplicativos na versão para Mac OS X. Para ativar os novos termos, é necessário abrir o iTunes e baixar um aplicativo qualquer pelo programa para que os novos termos sejam exibidos.

Além desse erro, um possível problema no DRM (proteção anti-cópia) permitiu que aplicativos fossem pirateados. Segundo Joshua Schnell, do site macgasm.net, que descobriu o bug, uma pessoa pode baixar certos aplicativos na Mac App Store, enviar o arquivo do programa para um amigo que ele vai conseguir abrir no seu computador sem problema.

Depois de alguma investigação foi descoberto que a falha pode estar no lado do desenvolvedor. Enquanto que a Apple oferece a opção de proteger os aplicativos com a opção anti-cópia, ela não exige que isso seja implementado para que o programa seja publicado na loja. Se os desenvolvedores não usarem as ferramentas oferecidas pela empresa da maçã para envolver seus programas em DRM, ele poderá ser copiado e redistribuído livremente sem que o desenvolvedor saiba.

A Apple não respondeu quando foi questionada sobre nenhum dos problemas, mas como a Mac App Store também conta com um time de avaliadores dos aplicativos, é provável que a verificação da presença do DRM se torne um dos itens a serem verificados por eles.

Via: Macgasm / Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares