Video game

13/01/2011 10h00 - Atualizado em 14/07/2011 07h07

Microsoft explica funcionamento do Avatar Kinect

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Quando Steve Ballmer, CEO da Microsoft, subiu ao palco da CES na semana passada, teve a companhia de um personagem animado que repetia seus movimentos. Conforme Ballmer se movimentava, o boneco repetia as ações, inclusive as feições do rosto. O Avatar Kinect, como o personagem está sendo chamado, foi um dos maiores anúncios feitos durante a feira. Dias depois, a empresa vem a público explicar como a tecnologia funciona.

Avatar Kinect (Foto: Nick Ellis)Apresentação do Avatar Kinect na CES 2011 (Foto: Nick Ellis)

A partir do momento que o usuário se posiciona em frente ao sensor do Kinect, o aparelho aplica uma malha sobre o seu rosto. Trata-se de um molde que leva em consideração os aspectos do rosto, como a posição dos olhos e boca, a fim de reconhecer os movimentos. Depois disso, esses pontos de informação são replicados no personagem virtual, o que dá veracidade à imagem.

O grande trunfo da Microsoft é conseguir reproduzir esse tipo de reconhecimento num console. Tal tecnologia já existe nos grandes estúdios de cinema e foi usada em diversos filmes - O Curioso Caso de Benjamin Button é excelente expoente do uso desse recurso -, mas só agora chega na casa das pessoas comuns. Eu e você podemos ter personagens que se assemelhem a nós, e repitam nossas emoções e feições num nível mais aprofundado.

Se o orçamento da empresa prevê bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, o Avatar Kinect é a prova de que esse investimento vale a pena e traz milhões para o caixa da Microsoft. Ballmer agradece.

Via Pocket Lint.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares