Notebook

12/01/2011 10h47 - Atualizado em 14/07/2011 07h07

'One Laptop Per Child' XO passa por upgrade de hardware

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Um dos sonhos de Nicholas Negroponte é que todas as crianças tenham acesso à informática. Para tanto, ele lidera o projeto One Laptop Per Child, que continua na busca pelo notebook popular que custe menos de cem dólares. Essa meta ainda está distante, mas sua equipe conseguiu desenvolver um dispositivo bastante interessante por um pouco mais que uma centena de dólares.

OLPC XO, agora com 1 Ghz (Foto: Divulgação)OLPC XO, agora com 1 Ghz (Foto: Divulgação)

O XO já está sendo distribuído em vários países, em especial aqueles em desenvolvimento e os mais pobres. E antes que ele verdadeiramente se popularize, o pessoal da OLPC anunciou um belo upgrade nos componentes do aparelho. O processador, anteriormente um AMD Geode de 433 MHz, duplicou de potência: Agora é um Marvell Armada de 1 GHz.

As melhorias não param por aí. O visor do OLPC XO também foi aprimorado: ganhou sensor sensível ao toque, para que os estudantes possam manipulá-lo apenas com os dedos. O tamanho, porém, continua o mesmo. São apenas 7,5 polegadas, garantindo uma tela bastante reduzida e, por isso mesmo, mais em conta na hora de produzir.

A carcaça do XO vai continuar a mesma. E o melhor é que, embora esteja com um processador melhor, ele continuará consumindo os mesmos 2W. A manivela que permite recarregar as baterias dos aparelho manualmente também continua garantida na versão 1.75 do notebook popular. As crianças agradecem.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares