26/01/2011 12h03 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Quando um vilão perde sua importância e se torna o melhor vilão de todos os tempos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

De tempos em tempos ressurge a questão de qual seria o melhor vilão do universo dos videogames, e quase sempre chega-se a uma unanimidade: Sephiroth. O antagonista de Final Fantasy 7 para o PlayStation One é considerado o mais terrível facínora e, de quebra, tem no seu currículo a morte mais marcante do mundo dos jogos. Ele defende bem seu título.

No entanto, poderíamos tomar um momento para questionar, desmistificar e sugerir uma opção melhor. Qual é realmente o melhor vilão? Não seria o que tem as melhores motivações? Que mais nos convence de que ele realmente quer sobrepujar o herói? Será que Sephiroth se encaixa nessa posição?

O Melhor Vilão de Todos os Tempos (Foto: Divulgação)O Melhor Vilão de Todos os Tempos (Foto:
Divulgação)

O principal motivo para desvalorizá-lo é sua razão principal: Loucura. Tudo bem o vilão ser insano, como o Coringa, mas até ele tem o seu código de conduta, uma ideia que ele deseja antagonizar. Sephiroth, no entanto, não passa de uma criança mimada.

Em todas as oportunidades de enfrentar o jogador, ele os evita. Você deixa de antagonizar para simplesmente ter que impedir. Vencer um vilão louco é opcional... No fundo, você só precisa impedi-lo.

E então vem aquele que pode ser o melhor vilão de todos os tempos: Ganondorf. Não qualquer versão do vilão, mas especificamente o conjunto presente em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, do Nintendo 64, e Wind Waker, do GameCube.

Normalmente as pessoas têm faniquitos só de ouvir o nome Ganondorf quando se fala em melhor vilão, pois ele é bem raso. Na história de The Legend of Zelda, a representação dos Deuses, a Triforce, sempre se divide em três: Coragem para Link, o personagem principal, Sabedoria para Zelda, a constante coadjuvante, e Poder para Ganondorf.

Link & Ganondorf em Ocarina of Time (Foto: Divulgação)Link e Ganondorf em Ocarina of Time (Foto:
Divulgação)

Até mesmo Ocarina of Time tendo um pouco mais de história, ainda era relativamente raso nos motivos do vilão. No fim, Ganondorf é derrotado, na verdade aprisionado (Spoiler!) e assim termina o jogo no Nintendo 64. Mas essa não era toda a história.

The Legend of Zelda: Wind Waker era uma sequência direta de Ocarina of Time, mas se passava muitos anos após o jogo original. Contava o início do jogo que o grande mal havia retornado e o povo de Hyrule, a terra em que se passa a série, clamou pela volta do personagem de Ocarina of Time, mas como dito em Wind Waker: "O Herói do Tempo não retornou".

Assim, os Deuses congelaram Hyrule no tempo, protegida, e inundaram todo o restante do mundo. Em Wind Waker, você só tem um grande oceano à sua disposição para explorar. E essa era uma das grandes reclamações do jogo. Era monótono ficar navegando por aí.

Pela primeira vez é possível ver um vilão sentir sua insignificância."
Rafael Monteiro

O que não se esperava era que isso fosse tão bem explorado na história do vilão. Ganondorf ressurge. O Link e a Zelda de Ocarina of Time não mais existem. Pode-se dizer que eles "reencarnaram" nos novos personagens de Wind Waker. Ganondorf, no entanto, é o mesmo vilão de Ocarina of Time, saindo de sua prisão.

Ganondorf, que vem de uma tribo de ladrões do deserto, surpreendentemente sente o impacto de estar, subitamente, em um mundo repleto de água para todos os lados. Nota-se o quanto ele sente falta do seu árido deserto em suas falas.

Pois não só ele sentiu a mudança de ambiente. Pela primeira vez é possível ver um vilão sentir sua insignificância. Quem era Ganondorf para aquele mundo? Ele havia sido esquecido no passado. Como Lex Luthor uma vez disse, o seu maior inimigo é o tempo, pois se você não fizer nada significativo, o tempo há de apagar todas as suas pegadas.

Quando o vilão então se dá conta de que o mundo esqueceu sua existência completamente, ele vê o novo Link, a reencarnação do Herói do Tempo. De repente, Ganondorf fica feliz. Apesar do herói estar ali para impedí-lo, ele está satisfeito com isso. Por que?

Ganon em Super Smash Bros Brawl no Nintendo Wii (Foto: Reprodução)Ganon em Super Smash Bros Brawl no Nintendo
Wii (Foto: Reprodução)

Porque era a única coisa que ele compreendia naquele mundo, era a única coisa que lhe era familiar. Por mais que Ganondorf lutasse, ele não leva a luta a sério. Curiosamente, ele não utiliza sua forma mais poderosa, Ganon, na qual se torna um porco monstro gigante. Forma esta presente em Ocarina of Time, mas não em Wind Waker.

Durante o diálogo com Link, ao falar como Hyrule havia sido congelada no tempo e o mundo inundado, ele fala com raiva: "Os seus Deuses traíram você!". Mas era para Link que ele falava isso? Link e Zelda são crianças, e ambos viveram nesse mundo sua vida toda. Não têm lembranças de nada anterior a isso. Como se sentiriam traídos?

Ganondorf fez o que se chama de "projeção"; quando projeta-se para os outros os nossos próprios sentimentos. Os Deuses o traíram. Que enviassem um herói para derrotá-lo, que o derrotassem pessoalmente, mas que não lhe mostrassem sua insignificância como fizeram.

Nesse ponto, a história dele lembra bastante a do Rei Macaco, do clássico conto chinês "Jornada para o Oeste", onde o personagem se torna tão poderoso que a única coisa que ele não consegue aceitar é quando o "Deus criador de tudo" mostra o quão pequeno ele é.

Qual seu objetivo como vilão? No meio do jogo ele desiste de vencer, se dá conta de como é pequeno. Então ele passa por vários sentimentos, incluindo a raiva, até encontrar Link e se dar conta que tem uma última oportunidade.

A motivação de Ganondorf é morrer em batalha para seu arqui-inimigo. Em seus últimos momentos antes de morrer, ele sorri. Este é o melhor vilão de todos os tempos.

Ganondorf vs Link (Foto: Reprodução)Ganondorf vs Link (Foto: Reprodução)

Quando o Sol subia ao céu, um vento
queimante punia minhas terras, secando o
mundo.
E quando a Lua escalava na escuridão da
noite, uma frígida ventania perfurava
nossas casas

Não importava quando vinha, o vento
carregava a mesma coisa... Morte.

Final de Wind Waker no YouTube:
 


 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marianne Abreu
    2011-01-26T14:22:38

    Gostei muito desse review! Gostei das referências dos jogos para falar do vilão do Zelda! :)