Video game

18/01/2011 14h41 - Atualizado em 14/07/2011 07h06

Wii começa a perder espaço para Xbox 360

Rodrigo Cezzaretti
por
Para o TechTudo

A disputa da atual geração dos consoles está bem acirrada. O Xbox saiu na frente em 2005, mas, a Nintendo, com o Wii, chegou rapidamente em primeiro lugar nas vendas, e mantém a liderança até hoje.

wii_01 (Foto: Divulgação)Nintendo Wii (Foto: Divulgação)

Os números impressionam: Segundo o site VGC, o console da Nintendo já ultrapassou a marca de 84 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, se consagrando entre os mais vendidos de todos os tempos. Os jogos casuais do Wii motivaram muitas pessoas que nunca jogaram videogame a experimentar alguns títulos e apreciar essa experiência.

kinect (Foto: Divulgação)Kinect (Foto: Divulgação)

O ano passado foi marcado pelas novas apostas da Sony e da Microsoft para mudar esse panorama. Mais poderosos, porém com uma base menor de jogadores, PS3 e Xbox 360 apostaram nos controles de movimento e lançaram, respectivamente, o Move e o Kinect. A aposta da Microsoft falou mais alta e os últimos resultados divulgados por Steve Ballmer, CEO da empresa, apontam que o Kinect vendeu, em apenas dois meses, 8 milhões de unidades, acumulando um total de US$ 6,2 bilhões em jogos e acessórios (O Move, segundo os últimos dados divulgados pela imprensa especializada, vendeu 4,5 milhões).

O impulso gerado pelo lançamento do controle refletiu nas vendas do console. Segundo o NPD, só em dezembro foram vendidos cerca de 1,9 milhões de aparelhos, representando um aumento de 91% e relação ao mesmo período em 2009. O PS3 vendeu nesse mesmo panorama 1,2 milhões, representando uma queda de 12% ao ano passado. O Wii, com 2,6 milhões de aparelhos, até se manteve como o mais vendido, mas as estatísticas representam uma queda de 32% em relação ao ano anterior.

A queda nas vendas em 2010 foi sentida pela empresa japonesa. A Nintendo perdeu mais de U$ 24 milhões em apenas seis meses, devido aos resultados. Tem que se levar em conta, ainda, o sucesso do portátil DS, que ao redor do mundo vendeu mais de 145 milhões de unidades desde o seu lançamento. Entretanto, em 2010, ele também apontou um declínio na sua comercialização, caindo 23% das vendas.

xbox360_03 (Foto: Divulgação)XBox 360 (Foto: Divulgação)

Esse cenário favorável para a Microsoft colocou o Xbox 360 entre os 5 consoles mais vendidos da história, com 51,3 milhões de aparelhos (atrás do NES, Wii, PS1 e PS2) e estabelece o dobro de vendas do seu irmão mais velho, o Xbox, que vendeu cerca de 25 milhões de unidades. Todas essas marcas contribuíram para que 2010 fosse batizado como o “melhor ano da história do Xbox“.

Temos que lembrar que esses números foram alcançados impulsionados pelo Kinect, no segundo semestre de 2010. Outros dados divulgados pela empresa apontam que a Xbox Live possui mais de 30 milhões de membros ativos, numa proporção de um membro criado a cada dois segundos.

Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Entretanto, 2011 já começou e a Nintendo lançará em Fevereiro, no Japão, o 3DS, por U$ 300. O portátil apresentará gráficos 3D sem a necessidade de óculos especiais, e todos que puderam colocar as mãos em algum modelo do 3DS, nos eventos que a Nintendo participou, ficaram impressionados com o resultado.

Será este o ano de recuperação da Nintendo? Vale à pena esperar e entender como os gamers reagirão ao novo console. Contudo entenderemos essa realidade apenas no final de 2011. Vamos aguardar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares