Internet

03/01/2011 16h59 - Atualizado em 14/07/2011 07h08

Wikipedia arrecada 16 milhões de dólares em 48 dias

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Em novembro do ano passado, a Wikipedia deu início a uma campanha de doações para o site. Como nenhuma das páginas da famosa enciclopédia online exibia anúncios, o único jeito da Wikimedia Foundation, a fundação responsável pelo site, pagar as contas de servidores, era através de doações voluntárias, feitas pelos seus membros e usuários.

A campanha exibia a foto do fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, e levava a uma página com um pedido pessoal de Wales em que ele explicava quais os custos de se manter o site funcionando.

A 'propaganda' de Jimmy Wales chegou a virar brincadeira em diversos blogs internacionais (Foto: Reprodução)A 'propaganda' chegou a virar brincadeira em diversos blogs internacionais (Foto: Reprodução)

E parece que a campanha surtiu efeito. No final de semana passado, o valor foi atingido: mais de 630 mil pessoas doaram, no total, 16 milhões de dólares direta ou indiretamente para a fundação Wikimedia. Foram 48 dias de campanha - a mais curta já feita pela fundação. Apesar do período curto, a média de doações foi de 22 dólares, uma das mais altas de todas as campanhas do site.

Agora, o pedido de doações foi substituído por um agradecimento de Wales em que ele exibe os números da campanha e ainda avisa que no próximo dia 15, a Wikipedia completará 10 anos de existência. E ai que parece, a data não vai passar em branco: um site específico para a organização, criação de designs ou divulgação de festas foi criado: http://ten.wikipedia.org/wiki/Main_Page

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares