Tablet

11/02/2011 14h33 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

Confira os gadgets mais aguardados do Mobile World Congress 2011

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
MWC 2011 (Foto: Divulgação)MWC 2011 (Foto: Divulgação)

De 14 a 17 de fevereiro, Barcelona será o centro das atenções do mundo tecnológico. Trata-se do Mobile World Congress, evento especializado em celulares, smartphones, tablets e aparelhos relacionados que acontece na cidade espanhola anualmente desde 1987.

Mas com mais de 50 mil pessoas estimadas e diversas empresas participando, fica fácil se perder em meio a tanta novidade. Afinal, teremos finalmente a apresentação do esperado PlayStation Phone, além de possíveis novidades da Nokia com a Microsoft e ainda uma nova avalanche de tablets equipados com o sistema operacional Android.

O TechTudo selecionou os principais produtos e empresas que você não pode deixar de conferir a partir do próximo domingo. Sim, o evento abre na segunda-feira, mas não significa que as empresas já não comecem suas conferências com antecedência. Fique ligado!

Smartphones

Sony Ericsson Xperia Play: É talvez um dos segredos mais mal guardados da história da empresa, mas não deixa de ser o produto mais esperado no MWC 2011. A junção do smartphone Android com o PlayStation promete trazer uma experiência de videogame mais próxima a de consoles do que os já tradicionais controles touchscreen de aparelhos como o iPhone.

Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Reprodução)Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Reprodução)

O Xperia Play também deve inaugurar o PlayStation Suite, ferramenta para desenvolvedores que deve ainda trazer games do PlayStation 1 (e possivelmente do PSP, em breve) emulados. Resta saber se haverá títulos exclusivos para a plataforma ou se ele apenas aproveitará os jogos desenvolvidos em geral para o Android.

A Sony Ericsson deve apresentar ainda outros modelos da família Xperia além do Play: Arc, Neo e Duo. Sabemos disso graças ao registro dos nomes feito pela empresa em dezembro e… mais uma vez, vazado.

Samsung Galaxy S2: Prometido pela companhia com o slogan “evolução é o destino”, ainda não se sabe se o nome adotado será realmente Galaxy. O que é possível adiantar é que teremos um aparelho com processador dual-core de 1 GHz. Mas, assim como a Sony Ericsson, a Samsung não é muito boa de segredos e mais especificações do novo aparelho vazaram.

Além do chipset Orion de núcleo duplo, o Galaxy S2 contará com tela de 4,3 polegadas Super AMOLED Plus com sensibilidade capacitiva e resolução de 800 x 480 com 16 milhões de cores, câmera de 8 megapixels com flash LED e capaz de gravar vídeo em 1080p, uma lente secundária para vídeo-chamada, espaço interno de 16 GB e memória RAM de 1 GB. Tudo isso comandado pelo sistema operacional Android 2.3 Gingerbread.

LG Optimus 3D: Não há muitas informações, mas o pouco que se sabe já empolga. A LG promete um smartphone com Android capaz de exibir imagens 3D em uma tela LCD de 4,3 polegadas sem a necessidade de óculos especiais, exatamente como no Nintendo 3DS. Não só isso, mas também a captura de vídeos em três dimensões. O processador seria um dual-core SoC, com a ajuda de memória RAM multicanal.

LG Optimus 3D (Foto: Divulgação)LG Optimus 3D (Foto: Divulgação)

HTC Facebook: Não é exatamente o Facebook Phone que muitos acreditavam que seria lançado (e sempre negado pelo diretor executivo do site, Mark Zuckerberg), embora chegue bem próximo disso. A HTC deve apresentar junto com a INQ Mobile um smartphone com foco em redes sociais, mas que vai trazer um botão físico dedicado exclusivamente ao Facebook.

A ideia não é simplesmente economizar o tempo que se leva para acessar o aplicativo do site por um ícone normal, mas aproveitar a grande popularidade da rede social para alavancar as vendas do smartphone. O aparelho contará ainda com a interface Sense, modificação da HTC para o Android, comum em produtos da empresa.

Nokia E6: É difícil prever o que a gigante finlandesa dos celulares deverá mostrar no MWC em meio a tanta turbulência com o anúncio da parceria com a Microsoft. Mas é bem capaz de que um dos aparelhos seja o E6, herdeiro com o DNA dos bem sucedidos smartphones E71 e E72. Pode parecer um aparelho antiquado, mas há muitos que ainda preferem o jeitão típico dos clássicos da Nokia. O celular teria câmera de 8 megapixels com flash LED duplo, tela VGA e, claro, o amado teclado QWERTY.

Aava Core 2: A empresa deverá exibir em Barcelona um protótipo de celular com a plataforma Medfield, nova geração de processador da Intel com foco em smartphones. O aparelho deverá ter 8,9 mm de espessura e suporte aos sistemas operacionais Android e MeeGo ao mesmo tempo, embora essa funcionalidade não deva ser oferecida ao público.

Tablets

LG Optimus Pad: Conhecido nos Estados Unidos como G-Slate, este tablet pretende deixar a concorrência para trás com sua configuração mais do que robusta. Afinal o aparelho reúne nada menos do que uma tela de 8,9 polegadas sensível ao toque, resolução de 1280 x 768 pixels e imagens 3D estereoscópicas, mas com a exigência de óculos.

Claro, além de exibir, o Optimus Pad possui duas lentes que gravam vídeos 3D em 1080p – uma delas tira fotos comuns com 5 megapixels com flash LED. Para as vídeochamadas, ha uma terceira câmera na frente com 2 megapixels. Tudo isso gerado pelo processador Tegra 2 de núcleo duplo com 1 GHz e o sistema operacional Android 3.0, também conhecido como Honeycomb.

LG Optimus Pad (Foto: Divulgação)LG Optimus Pad (Foto: Divulgação)

Samsung Galaxy Tab 2: Ainda não há muitas evidências de que seja real, mas rumores falam de uma tela Super AMOLED Plus de 7 polegadas com resolução de 2048 x 1200. Apesar de parecer ainda difícil acreditar que o tablet consiga todo esse poderio, outras supostas características são mais convincentes, como o mesmo processador NVIDIA Tegra 2 dual-core do Galaxy S2, Android 2.3 atualizável para o 3.0 e capacidade de exibir imagens em 3D após o upgrade para o Honeycomb (provavelmente com a necessidade de óculos).

O Tab 2 promete ainda câmera de 8 megapixels com flash duplo LED e capaz de gravar vídeos em 1080p, além de uma câmera frontal de 3 megapixels. O dispositivo deverá ter também as esperadas conexões 3G, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 3.0. Ou seja, quase tudo igual à segunda geração do smartphone Galaxy.

HTC Flyer: Este pode ou não ser o nome definitivo do tablet, mas há a possibilidade de realmente existir e ser mostrado no MWC. Segundo rumores do jornal chinês Economic Daily, trata-se de um aparelho com tela sensível ao toque de 7 polegadas, Android 2.3 e a interface HTC Sense. Há a possibilidade do Flyer ser atualizável para o Honeycomb.

Diversos

Microsoft: A empresa que popularizou os famigerados Service Packs deverá apresentar um desses pacotes de atualizações para o Windows Phone 7, seu sistema operacional para smartphones, no MWC 2011. O clamor dos usuários é por algo prosaico como a função de copiar e colar, além de opções maiores de personalização dos aparelhos. Outra adição deverá ser a oportunidade de maior controle para desenvolvedores utilizarem a plataforma. Poderemos ter novidades sobre o OS em aparelhos da Nokia também.

Huawei IDEOS (Foto: Divulgação)Huawei IDEOS X3 (Foto: Divulgação)

Huawei Ideos X3: Espera-se que a companhia exiba o smartphone IDEOS X3 e o tablet IDEOS S7 Slim na Espanha. O primeiro é um handset equipado com Android com duas câmeras e até quatro opções de cores. O tablet também utiliza o sistema operacional do Google, mas só há informações sobre uma lente frontal para vídeo-chamada.

RIM: A Research In Motion vai organizar o BlackBerry Developer Day, destinado aos desenvolvedores da sua plataforma, na terça-feira (15) no MWC. O foco principal deverá ser os aplicativos para o tablet PlayBook, aposta da empresa canadense para entrar no mercado dominado atualmente pelo iPad. Espera-se que a RIM ainda divulgue a data de lançamento do aparelho.

Opera Mini para iPad: A Opera Software vai apresentar seu navegador Mini para o tablet da Apple na MWC. Diferente da versão atual universal para todos os dispositivos do iOS, o plano é uma versão específica para o iPad, tirando aproveito de mais recursos de hardware e da tela maior. Mas podemos esperar por novas versões do browser também para o iPhone, além de Android, Symbian, J2ME e BlackBerry.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares