09/02/2011 14h33 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Conheça a bicicleta que pretende proporcionar a sensação de voo

Marcela Vaz
por
Da redação

Quem nunca desejou poder voar que atire sua bicicleta! Como é humanamente impossível, cientistas criaram veículos de transporte que voam para experimentarmos o sentimento dos pássaros. Ainda assim, há quem morre de medo das alturas e prefere manter seus os pés bem alocados no chão. Para estes, que não suportam a idéia de estar a dois palmos do asfalto, foi desenvolvida a StreetFlyer, a bicicleta que simula a sensação de voo.

Para andar, ainda é preciso impulsioná-la com os pés (Foto: Divulgação)Para andar, ainda é preciso impulsioná-la com os pés (Foto: Divulgação)

A bicicleta ainda não é comercializada, por enquanto é apenas um protótipo que ainda terá melhorias, segundo seu criador, Carsten Mehring. Ao pedalar na StreetFlyer, o ciclista fica levemente inclinado, pendurado por uma correia. Ela ainda não possui pedais, para se locomover, é preciso impulsionar a bicicleta com os pés (como nos veículos dos Flingstones) e descansá-los no suporte traseiro. Ao menos os freios já fazem parte da geringonça.

StreetFlyer simula voo de bicicleta (Foto: Divulgação)StreetFlyer simula voo de bicicleta (Foto: Divulgação)

Não é que para pedalar pela cidade é preciso de todo esse trabalho com as pernas. Como disse, a StreetFlyer é apenas um protótipo e deverá ser modificada. Uma segunda versão já está sendo desenvolvida por estudantes da universidade Colorado School of Mines, no Colorado, Estados Unidos. O modelo dos estudantes chama-se Moeve, que quer dizer gaivota em alemão.


Bicicleta do futuro

O objetivo no futuro é que a bicicleta seja impulsionada por um pequeno sistema de propulsão, como de motores elétricos, o que facilitará enormemente a locomoção. Mais mudanças devem ser feitas. A idéia é transformá-la em um veículo automotor, com sistema de direção de asa delta e cintos de segurança como os usados por dublês de filmes.

A StreetFlyer deverá proporcionar exercícios como os praticados na natação, como nado de peito e crawl. Existe também uma versão com asas de borracha que, é claro, tem a pretensão de voar. Só resta saber se vai dar certo. Enquanto não podemos andar na StreetFlyer, até porque ela ainda precisa de inovações, vamos esperar pelas novidades que vêm por aí. A bicicleta do futuro “promete”!

Via: OhGizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares