01/02/2011 09h29 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Cubo mágico de 5.5 polegadas quebra recorde

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

A empresa Shapeways, resolveu realizar o projeto do holandês Oskar van Deventer, criador desse cubo mágico constituído de faces de 17 blocos, mesmo que a maioria das pessoas já arranque seus cabelos com um cubo mágico comum de 9 blocos por face.

Cubo de Oskar (Foto: Divulgação)Cubo de Oskar (Foto: Divulgação)

Utilizando-se de uma impressora 3D para imprimir todas as 1539 peças, unidas em um grande bloco de 5.5 polegadas (aproximadamente 14 centímetros), simplesmente pintar todos esses blocos foi um processo que levou 10 horas, com mais 5 horas sendo usadas para montar o cubo.

O “Cubo de Oskar“, quebra o recorde mundial não oficial, estabelecido pelo grego Panagiotis Verdes, tornando-se o maior quebra-cabeça do mundo. Oskar começou a desenvolver quebra-cabeças quando tinha apenas 12 anos e hoje, mais de 30 anos depois, é um dos criadores de maior sucesso do ramo.

Seus experimentos no mundo dos quebra-cabeças 3D só começaram devido a Bram Cohen, programador e mais conhecido por ser o criador do software BitTorrent, ter proposto desafios para Oskar, em 2008.

Se você quiser, pode encomendar todas as peças, num valor aproximado de US$ 2000, para montar e pintar você mesmo ou comprar os quebra-cabeças já prontos pela internet na loja de Oskar na Shapeways.

A invenção será apresentada oficialmente ao mundo pela primeira vez no dia 12 de Fevereiro na New York Puzzle Party Symposium, apenas para convidados.

Via: Shapeways e Gizmodo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares