Tablet

02/02/2011 17h20 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

The Daily, primeiro jornal exclusivo para iPad, é lançado na App Store

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
The Daily (Foto: Reprodução)The Daily (Foto: Reprodução)

Foi apresentado na manhã desta quarta-feira (2), em Nova York, um importante marco para a mídia e a tecnologia. O empresário Rupert Murdoch apresentou ao mundo The Daily, primeiro periódico feito exclusivamente para o iPad com todas as possibilidades que somente uma publicação em um tablet poderia oferecer.

Murdoch, milionário australiano naturalizado norte-americano, não está simplesmente lançando um novo aplicativo na App Store. A intenção é inovar em um mercado que ele conhece bem – afinal, ele é presidente e diretor-geral da News Corp, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo e responsável pelo canal Fox, operadoras de TV por assinatura como Sky e DirecTV, a rede social MySpace e o jornal New York Post.

The Daily para iPad (Foto: Reprodução)The Daily para iPad (Foto: Reprodução)

A intenção é oferecer “o melhor do jornalismo tradicional” aliado ao “melhor da tecnologia contemporânea”, como fotos em 360 graus e conteúdo multimídia acessível ao toque na tela. A interface é totalmente desenhada para o iPad, incluindo a troca de páginas ao deslizar do dedo e um mosaico semelhante ao coverflow do iPod que funciona como índice visual. O aplicativo conta ainda com locução profissional para os artigos.

O conteúdo não é muito diferente de um jornal tradicional, com as editorias comuns (economia, variedades, esportes e cotidiano), palavras cruzadas, Sudoku e previsão do tempo local. Além disso, haverá conexão com redes sociais como Facebook, Twitter e por e-mail por meio de uma versão para web. “Acreditamos que o The Daily será o modelo para como as histórias serão contadas e consumidas nesta era digital”, disse Murdoch em comunicado.

O jornal The Daily, já disponível na versão norte-americana da App Store, pode ser adquirido mediante US$ 0,99 por semana ou US$ 39,99 para assinatura anual – preço abaixo de publicações tradicionais, já que não utiliza papel, impressoras e esquemas complexos de distribuição em bancas. Trata-se inclusive do primeiro aplicativo da loja virtual da Apple a funcionar mediante uma assinatura, cobrada por meio da própria conta do iTunes do usuário. Se você quiser testar o programa, as duas primeiras semanas são de graça.

Clique abaixo para ver um vídeo sobre o The Daily.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares