Tablet

07/02/2011 10h20 - Atualizado em 24/10/2013 11h18

Em mãos com o Motorola Defy: um Android duro de matar

Juarez Lencioni Maccarini
por
Para o TechTudo

Recentemente tivemos a oportunidade de colocar nossas mãos em um Motorola Defy. Não só colocamos as mãos nele como também tentamos riscá-lo com metais, o jogamos na areia e até na água. Nesse texto você vai saber como o Defy reagiu a todos esses maltratos a que o submetemos.

Motorola Defy (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)Motorola Defy (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)

Antes de tudo, algumas informações sobre o aparelho: trata-se de um Android com Motoblur, assim como tantos outros da Motorola. O grande diferencial dele, porém, é que ele foi projetado para ser resistente a riscos, poeira e até água. E é claro que quando a Motorola nos convidou para dar uma olhada no aparelho, foram nesses aspectos que nos focamos.

Para começar, havia no local um recipiente repleto de clipes de papel e arruelas metálicas. Jogamos o Defy lá dentro e o fizemos deslizar sobre os metais, depois pegamos os clipes e arruelas e passamos na tela de Gorilla Glass. O smartphone resistiu a tudo, sem riscar.

A idéia desse teste era principalmente simular um ambiente como um bolso (ou bolsa) com moedas, chaves e outros objetos metálicos com os quais o Defy poderia ter que conviver. Ele foi bem sucedido no teste, apenas é necessária a ressalva de que ao esfregar intensamente areia na tela do aparelho alguns pequenos riscos surgiram. Mas foi preciso que nos esforçássemos para chegar nesse ponto. Aparentemente em um uso normal o Defy se manteria ileso a riscos.

Ele é resistente, mas com um pouco de areia e bastante esforço é possível riscar o Defy (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)Ele é resistente, mas com um pouco de areia e bastante esforço é possível riscar o Defy (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)

Ele é resistente, mas com um pouco de areia e bastante esforço é possível riscar o Defy.
O próximo teste foi em um recipiente com areia. O Defy foi soterrado nela e, ao ser retirado, continuou funcionando perfeitamente. Um pouco de areia se acumulou em algumas frestas, mas aparentemente todas elas eram externas, ou seja, parece que nenhum grão entrou de fato no aparelho. E a areia acumulada pode ser retirada com alguns assopros ou, no máximo, com um pincel.

Por fim, o teste que mais esperávamos: molhar o Motorola Defy para ver se ele resistia. Primeiro borrifamos bastante água no aparelho com um spray. Ele resistiu e pareceu manter seu funcionamento perfeito. Como o evento possuía ao lado dos recipientes para teste do Defy um cooler com latas de bebida imersas em água e gelo, pensamos: “e se cair nessa água gelada, será que ele agüenta?”.

Demos no Defy um banho bem gelado... (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)Demos no Defy um banho bem gelado... (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)

A convite do representante da Motorola, jogamos então, sem dó nem piedade, o Defy dentro daquela água gelada. Não queríamos abusar do aparelho, que se diz resistente a água (e não a prova d’água propriamente), então o retiramos do cooler depois de apenas alguns poucos segundos de mergulho. A tela voltou embaçada pelo frio, obviamente, mas bastou passar um pano nela para o smartphone voltar a ter a aparência de novo. Mesmo a breve submersão total não conseguiu comprometer o funcionamento do Defy, ao menos em um rápido teste de suas funções principais após o banho.

Celular apenas para ligações? Veja como baixar aplicativos no Android pelo Google Play para melhorar seu smartphone!

… e ele sobreviveu! (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)… e ele sobreviveu! (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)

O que concluímos depois de sermos tão impiedosos com o aparelho foi que, mesmo que a Motorola não garanta a total invencibilidade do aparelho, ele certamente é muito mais resistente do que o padrão da indústria. Em breve faremos um review completo do Defy aqui no TechTudo, mas enquanto isso a impressão que fica é que talvez tenhamos encontrado o Android ideal para quem procura por um aparelho propenso a resistir aos pequenos acidentes do dia-a-dia com muito mais bravura que os demais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Silva
    2013-04-14T13:33:34

    Comprei um Defy mini em dezembro de 2012 porem na compra fui iludido quando me disseram que este produto não arranhava, logo comprei o produto pois nunca tive o cuidado com celulares mas como todos os outros ele arranhou infelizmente.

  • Wagner Salles
    2012-08-02T14:40:35

    Comprei um Defy mini XT321 Dual Chip, ele é perfeito, até hoje não apresentou nenhum defeito, ele é super simples de usar e muito resistente. Sou muito desastrado e o celular acaba caindo as vezes, mas até hoje sem arranhões ou trincados. Sempre sofri por deixar meu celular no bolso e com o tempo acaba todo arranhado, mas com o Defy foi diferente. Quem estiver procurando um bom celular eu indico o Defy Mini XT321, o melhor custo-benefício em Dual Chip do mercado.

  • Leonardo Barbosa
    2012-04-26T08:41:38

    Elcy Sayao.. voce é retardado (a) ??? Onde já se viu jogar o celular do 3º andar e depois passar com o carro por cima???? Ninguem disse que o celular é indestrutivel... quer aparecer? procura outra forma... e procure um medico tambem... por que claramente voce tem transtornos mentais!!!

  • Elcy Sayao
    2012-04-25T20:08:14

    o meu acreditem joguei do terceiro andar e o que aconteceu ? se espatifou todo , tela , carcaça etc , então peguei o que sobrou e passei com a roda do carro em cima , agora baterei uma foto revelarei em tamanho gigante e colocarei nas redes e reproduzirei varios cartazes a serem colados em arvores e postes da cidade principalmente proximo daonde esses aparelhos são vendidos (shopings, supermarcados , etc )

  • Joao Monteiro
    2011-02-07T15:33:33

    Mais uma coisa, hoje fui levar novamente para a manutenção do mesmo problema, e perguntei para a atendente da autorizada sobre a incidencia desse aparelho para manutenção. Ela me disse bem assim: -Este aparelho é novo, porem vários já entraram aqui com o mesmo problema. Seguem os links do reconhecimento do poblema pela motorola europa e outras. Outra coisa, pessoal doo reviews, não esqueçam de citar isso, é muito importante quando colocarem os testes completos. Obrigado eduardoxmatos@yahoo.com.br

  • Mari Souza
    2012-04-26T15:33:35

    Tenho meu defy desde dezembro de 2010. Assim como alguns falaram, meu celular teve problema nos alto falantes, só funcionava no viva voz, isso com menos de um mês de uso. Levei em janeiro de 2011 na garantia, só em março peguei ele, mas daí pra frente nunca mais deu nenhum tipo de problema. Ele só caiu uma vez quando eu estava sentada e levantei, arranhou um pouco a lateral.A tela só arranhou por agora, dentro da minha bolsa (não carrego facas, nem pedras, nem nada do tipo rs) provavelmente com alguma chave. De maneira geral, estou muito satisfeita com tudo nele.

  • Joyce Facundo
    2012-04-26T10:12:54

    Tenho um Defy e estou super, mega, ultra satisfeita! Já caiu várias vezes, já peguei chuva com ele, gravei vídeos dentro d'água e naaaaada de estragar! Não vejo a hora de comprar o Defy Mini dual-chip, novo lançamento da Motorola!

  • Gabriel Inácio
    2011-12-22T04:07:20

    Este MotoDefy na realidade não passa de uma propaganda enganosa um aparelho bonito e maquiado de android Comprei um deste á aproximadamente três mêses e já começou os "Defy-tos", o toutchscrean para de fincionar, o sistema é muitíssimo lerdo e trava muito, e de quebra vem a tela gorillaz, ah,kkkkkk. Batizei ele caindo de cima do sofá no chão, quando juntei da deu dois belos arranhõezões lindíssimos na tela, fora os outros batias riscos por ficar na mochila com molhe de faves e tudo mais.O fone de ouvido esmiuçou-se todo, nossa muito horrível esse aparelho, se arrependimento matasse, tou morto

  • Weber Silva
    2011-02-23T00:04:58

    Olha...ainda não deixei o meu cair...porém tive o mesmo problema dos colegas aí em baixo, o alto-falante parou....só ouço no viva-voz...daí acabou a privacidade......

  • Luciano Andrade
    2011-02-07T16:33:37

    O meu caiu de altura de mais ou menos 1 metro e rachou a tela impossibilitando-o de fazer e receber ligação.Ele caiu junto com o Motorola Q11 sendo este não acontecido nada.O Delf é chique mas com uma simples queda foi o suficiente para danificá-lo.

  • Joao Monteiro
    2011-02-07T15:35:10

    Puts, esqueci de mandar os links: https://supportforums.motorola.com/message/287608 http://androidcommunity.com/forums/f60/motorola-defy-earpiece-crackling-fault-hardware-42551/ http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=860840

  • Joao Monteiro
    2011-02-07T15:25:58

    ATENÇÃO!Comprei o meu a 2meses e depois de 1semana de uso,efetuei a troca do ap. por um novo que funcionou por mais 1semana e parou.Passado os 30dias da garantia,não trocaram aparelho, ai mandei para manut. na motorola e quando voltou, com mais uma semana de uso parou de novo. Fico me perguntando como é possível uma empresa deste tamanho não se preocupar com um problema tão grave como este,e quando falamos com eles,se fazem de desentendidos ou fingem não saber que a motorola europa e outras já se pronunciaram de que o aparelho tem um problema de fabricação que seria corrigido em breve.Vergonha

  • Dimitry Gobbo
    2011-02-07T14:12:00

    Realmente ele é bem resistente. Tenho um e, sem eu saber, fizeram o teste do gelo. Estava em um bar e fui ao banheiro. Deixei o aparelho em cima da mesa. Quando voltei, estava dentro do balde de gelo e cerveja. Gosto muito do aparelho. O hardware é muito bom e as caracteristicas externas excelentes.

  • Alda Berbert
    2011-02-07T13:34:19

    Pelo visto os testes foram somente externos. Comprei um Motorola Defy e com 23 dias de uso o alto falante parou. Este problema está com grande parte de pessos que adquiriram este aparelho. Os de outra marca, arranham, mas não páram o alto falante.

  • Rose Martins
    2011-02-07T12:17:41

    Quero apenas saber qual o valor que vai custar....

  • Fabricio Munhoz
    2011-02-07T12:02:05

    Em dezembro eu adquiri um Motorola Defy. Pareceu ser realmente um aparelho excelente. Mas foi só eu usar o fone de ouvido que a coisa desandou. Deu problema no speaker do ouvido (um problema muito comum ao modelo). Mandei para a assistência técnica no dia 05/01/2011, e até hj (07/02/2011) não recebi o aparelho de volta. Tento falar com a Motorola e eles nunca me dão uma resposta direta sobre quando vão resolver o problema. Não recomendo. Comprar esse aparelho é arriscar um #MotoFail!