Fabricantes

02/02/2011 12h17 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Real Translator, um conceito para um tradutor instantâneo da Samsung

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Talvez esse seja o último passo da globalização: a compreensão internacional do que está sendo dito. Porém, muitos podem pensar que esse processo consiste em ensinar uma única língua para todos os seres (como está acontecendo com o inglês, tanto que a China, hoje, é o país com mais falantes da língua inglesa no mundo). Talvez não seja essa a melhor solução, visto que língua é cultura, e cultura não pode existir apenas uma.

Real Translator (Foto: Reprodução)Real Translator (Foto: Reprodução)

Assim, a Samsung está desenvolvendo um novo conceito. Já muito sonhado, principalmente em filmes de ficção científica, é o conceito de tradução em tempo real do que está sendo dito por outra pessoa. Quem não gostaria de entender uma língua em qualquer lugar que for no mundo, mas sem a necessidade de decorar a gramática?

Para isso, a empresa estuda uma tela AMOLED, transparente, chamada Real Translator. Você a segura com uma mão e, enquanto a outra pessoa vai falando, o aparelho vai traduzindo para a língua que você escolher. Claro, ainda existem alguns empecilhos que precisam ser estudados.

O que pode dificultar o projeto é a qualidade da tradução. Gírias locais, sotaques, problemas de dicção do interlocutor, a velocidade com a qual o outro fala, entre outros. Entretanto, trata-se de um conceito interessante, pois o design do aparelho é cult e ao mesmo tempo portátil, podendo até, futuramente, funcionar como um aplicativo em smartphones.

Via: Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares