Impressora 3D

22/03/2011 19h03 - Atualizado em 26/06/2014 14h44

Airbike: a bicicleta de nylon produzida em impressora 3D

Carla Cristina da Costa
por
Para o TechTudo

Muitos já devem estar se perguntando: bicicleta feita de nylon… e ainda por cima impressa? Como assim? Pois é, mais uma vez o mundo da tecnologia nos surpreende e oferece o inimaginável: uma bicicleta feita de nylon produzida através de impressão em 3D. A Airbike, como é conhecida, acaba de ser criada por pesquisadores da European Aeronautic Defence Group (EADS), na Inglaterra.

Air Bike (Foto: Divulgação)Air Bike (Foto: Divulgação)

A bicicleta é construída através de um método de impressão de várias camadas de pó de nylon, que reproduz o design da bicicleta projetado em CAD. Basta que o desenho esteja armazenado no computador que está conectado à impressora, para que ela possa iniciar o processo de impressão em 3D.

Os pesquisadores afirmam que a Airbike pode vir a substituir as bicicletas de alumínio e aço, até por ser mais “ecologicamente correta”, já que permite utilizar apenas um décimo do material usado nas bicicletas convencionais.

Mais uma informação impressionante divulgada pela EADS se refere ao fato da bicicleta de nylon conseguir ser muito resistente e ao mesmo tempo 65% mais leve do que as bikes de alumínio, que já são consideradas leves. Essa notícia é muito boa para mulheres que sofrem quando precisam levantar suas bicicletas para guardar em lugares de difícil acesso, como bicicletários em garagens de edifícios. Quem já furou o pneu longe de sua casa, e teve que transportá-la de volta ao “lar doce lar” apenas com a força do braço, sabe o quanto uma bicicleta levinha faria diferença nessas horas também.

O usuário da Airbike ainda tem a vantagem de poder substituir, com muita facilidade e rapidez, alguma peça com dano ou defeito, através da impressão de partes individuais da bicicleta. Sem falar nas possibilidades quase infinitas de personalização da bike, através de alterações direto no design da peça, antes que seja impressa, que podem incluir altura de banco ou guidão, por exemplo. Com a Airbike, vamos poder falar com uma certeza cada vez maior que a bicicleta tem a cara do seu dono.

Via: Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares