Robótica

23/03/2011 12h45 - Atualizado em 06/10/2011 18h48

Braço robótico garante a boa nutrição de idosos

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Robô ajuda idosos a se alimentarem. (Foto: Divulgação)Robô ajuda idosos a se alimentarem. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas desfrutam durante a velhice dos benefícios dos conhecimentos adquiridos por toda uma vida. Entretanto, essa grande vantagem pode ter como antagonista a perda de reflexos e de força física.

Foi, então, que, pensando nas dificuldades motoras da população idosa, Isao Wakabayashi desenvolveu um apêndice robótico para auxiliar na alimentação. Batizado de Meal Assistance System, o robô é um braço mecânico que usa o hardware de um robô Rascal desenvolvido pela Robix.

Ele conta com interface de reconhecimento criada por Wakabayashi. O robô, além de reconhecer os alimentos, ainda os leva à pessoa por instruções via comando de voz. O Meal Assistance System ainda não está à venda. Mas, futuramente deve ser uma ferramenta bastante útil, não só para idosos, mas também para pessoas com deficiências.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares