24/03/2011 14h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Conceito: uma calçada que transforma passos de pedestres em energia

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Com os problemas ocorridos no Japão, a discussão sobre qual é a melhor forma de se obter energia recomeça. Soluções alternativas são pensadas e discutidas, onde a dificuldade está em encontrar o melhor conceito que equilibre eficiência ecológica, baixo impacto ambiental e baixo custo de execução. E acredite se quiser, a solução para o problema de distribuição de energia que muito provavelmente vai afetar a sua padaria preferida, que fica na esquina de uma rua movimentada, pode estar nos seus pés. Para ser mais exato, na sola dos seus pés.

Calçada inteligente (Foto: Reprodução)Calçada inteligente (Foto: Reprodução)

Uma equipe de estudantes decidiu desenvolver um novo sistema de captação de energia, que funcionaria em uma intersecção qualquer de duas ruas movimentadas de pequenas e grandes cidades, que transformaria a força dos passos dos pedestres em energia.

Essa teoria é chamada de piezoeletricidade, que segundo o dicionário é “a capacidade de um mineral em ficar com sua superfície carregada eletricamente quando é submetido a uma pressão nos extremos de seus eixos cristalográficos, ou vice versa, de sofrer pequenas mudanças de volume quando lhe é aplicada uma voltagem elétrica”. Traduzindo: é a capacidade de converter movimentos e vibrações em eletricidade.

Você anda e ela gera energia (Foto: Reprodução)Você anda e ela gera energia (Foto: Reprodução)

O conceito da piezoeletricidade vem do século 19, e muitos produtos e maquinários usam desse conceito para funcionar. Agora, a ideia é instalar um sistema baseado na piezoeletricidade nas avenidas e cruzamentos movimentados. Segundo o projeto, placas piezoelétricas são instaladas embaixo dos cruzamentos.

Com a vibração e pressão dos pedestres e carros, a eletricidade é gerada no local, podendo alimentar postes de iluminação, semáforos, câmeras e outros dispositivos eletrônicos da região. Uma ideia perfeita para solucionar o problema de energia de grandes metrópoles.

Via: Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares