Tablet

10/03/2011 17h26 - Atualizado em 18/12/2012 17h37

Conheça Zite, a revista inteligente para iPad

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

Com o avanço das redes sociais e a crescente irrelevância dos velhos meios impressos em um ambiente tão dinâmico quanto o online, até mesmo as revistas digitais estão sentindo a necessidade de se atualizar. Algumas optam em um design mais convidativo e interativo, enquanto outras deram um passo mais além e se tornaram elegantes alternativas aos agregadores de notícias.

Zite (Foto: Divulgação)Zite (Foto: Divulgação)

O caso mais notável é o Flipboard, um aplicativo para iPad que fisga de seu perfil no Twitter e Facebook quais as notícias que você mais gosta de ler, organizando-as posteriormente em um design de revista digital, limpo, eficiente e cheio de imagens. Mas, como ocorre com muitos agregadores de notícias, a impressão que pode ficar é que ele te dá o que você quer ler, mas não necessariamente o que você precisa saber.

É para contra-atacar esta deficiência que a Zite lança esta semana uma solução própria, que tem como objetivo te deixar a par até mesmo daquelas notícias que ficaram perdidas na sua timeline do Twitter. O app Zite faz o arroz com feijão: capta informações de perfis do popular microblog e de sua página do Google Reader, mas não fica apenas nisso.

Cada notícia que o usuário lê na revista virtual apresenta um pequeno menu lateral, onde o usuário pode avaliar o quanto gostou do tema e se ele quer mais notícias sobre o mesmo assunto ou editoria. É possível também criar sua própria revista sem sequer cadastrar suas redes sociais: o app dá a opção para que o leitor organize notícias por temas ou mesmo acesse uma versão padrão da revista.

Inteligência Artificial

O Zite foi criado por oito pesquisadores da área de Inteligência Computacional da Universidade de Michigan, e é esta herança que traz a maior novidade do serviço: ele é capaz de acompanhar o que o leitor vem acessando, lendo e se interessando online.

A revista consegue acompanhar informações detalhadas do leitor: que notícias ele clica, quanto tempo ele permanece na página, qual o tamanho dos textos que ele geralmente consome, que direcionamento político ele trata e – mais importante – onde o usuário não vem clicando recentemente. A partir daí a inteligência artifical do aplicativo cruza as informações de leitores similares e traz novas páginas e notícias que, embora tenham passado batido pelo internauta, podem muito bem interessá-lo.

Em resumo, o Zite é uma tentativa de criar uma maneira mais orgânica e exata de organizar informações para o leitor, ao mesmo tempo que evita aliena-lo. Se seu interesse inicial no serviço é, digamos, a coluna de esporte, pode ser que dentro de poucas semanas você comece naturalmente a ler textos sobre para-olímpiadas ou vegetarianismo. Tudo vai do gosto do freguês.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares