Fabricantes

10/03/2011 17h19 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Eyes on the Solar System: NASA te ajuda a conhecer melhor o nosso Sistema Solar

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Para a NASA, o espaço nunca foi a fronteira final. O seu fascínio em explorar o que existe fora da nossa órbita terrestre é compartilhado pelos fãs de astronomia ao redor do mundo, e a agência espacial norte-americana sabe disso. Tanto que temos mais uma ferramenta de visualização do espaço apresentada por eles, para deixar muitos de nós de olho com o que acontece no espaço. Apresentamos o Eyes on the Solar System.

Eyes NASA (Foto: Divulgação)Eyes NASA (Foto: Divulgação)

O software tem como objetivo fazer a exploração do nosso Sistema Solar como um todo, observando planetas, asteroides, cometas e luas. Ele utiliza um sistema de renderização 3D, baseado na engine de jogos Unity 3, oferecendo uma visualização de seus corpos celestiais favoritos, a partir da visão de um satélite.

Eyes NASA (Foto: Divulgação)Eyes NASA (Foto: Divulgação)

As possibilidades são fartas. Você pode, por exemplo, visitar a lua Titã, que está na órbita de Saturno, ou visualizar encontros de cometas em diferentes pontos do Sistema Solar. O usuário tem uma boa gama de opções para sua exploração, como data, hora e velocidade, além de saber o quanto que um determinado objeto que ele está vendo está iluminado, através dos controles visuais.

O sistema da NASA se diferencia dos demais por poder ser utilizado 100% no seu navegador (exigindo apenas a instalação do plugin Unity), além de conter muito mais dados e informações que, por exemplo, o Google Earth. O Eyes on the Solar System incorpora informações de orientação vindas diretamente da base de dados da NASA. Ou seja, se você quer ver como um determinado satélite chegou até as luas de Saturno, você pode.

Fontes da NASA informam que eles gostariam de utilizar o HTML5 no seu sistema de exploração do espaço, mas não o fizeram porque a adoção desse padrão entre os navegadores ainda é muito inconsistente. Mas, se você se preocupa com o desempenho do seu computador ao utilizar o software da NASA, não se preocupe: o aplicativo utiliza poucos recursos do sistema, e mesmo contando com aproximadamente 10 gigabytes de dados, o simulador só faz o download das imagens necessárias para aquela navegação de momento.

Se você não quer mais perder tempo lendo este texto, e quer explorar o espaço com o Eyes on the Solar System, é só clicar aqui e começar!

Via: PC World

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares