Robótica

10/03/2011 13h04 - Atualizado em 06/10/2011 18h49

Robô Simon presta atenção nos humanos

Luiza Baptista
por
Da redação
Robô Simon interagindo com um homem (Foto: Divulgação)Robô Simon interagindo com um homem (Foto: GeorgiaTech)

Os cientistas vivem inovando e apresentando novas tecnologias para o mundo. Eles tentam, inclusive, imitar o comportamento humano em robôs. Você já imaginou poder interagir com eles? Isto pode até parecer uma realidade distante, ou quem sabe uma cena de um filme de Hollywood como “Eu, robô” ou “Inteligência Artificial”, ou de um futuro no estilo do desenho Jetsons, mas, e se você pudesse interagir com robôs agora mesmo?

Os cientistas da School of Interactive Computing (algo como Escola de computação interativa) da Geogia Tech, criaram um robô que não só interage com humanos como percebe quando o interlocutor não está atento a eles. O robô Simon foi desenvolvido com o objetivo de criar uma relação entre humanos e robôs. Aaron Bobick, professor da escola, explicou que a intenção é trazer o robô para o mundo dos humanos, fazendo com que a interação seja mais natural.

Para isso, Simon está aprendendo a obedecer certas convenções sociais. Os cientistas entendem que o homem só vai querer interagir com o robô se ele conseguir se comportar como um humano. Como parte desse aprendizado, o robô também percebe quando o interlocutor tem a atenção voltada para ele, com uma precisão de 80 por cento, e é capaz de fazer alguns gestos para ser observado.

A etapa anterior do projeto da Georgia Tech envolvia o reconhecimento de voz e do rosto, outra característica importante no relacionamento com humanos. Além disso, Simon pode aprender novas atividades. A ideia é que ele possa, inclusive, estar na casa das pessoas, auxiliando nos afazeres. Os cientistas ainda não falam sobre comercialização do robô.

Veja o vídeo abaixo e conheça melhor o robô Simon.


Via: Engadget e Georgia Tech
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares