23/03/2011 14h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Uma máquina ecologicamente correta que transforma plástico em óleo

Luiza Baptista
por
Da redação
Máquina de reciclagem (Foto: OurWorld)Máquina de reciclagem (Foto: OurWorld)

Um pedaço de papel leva cerca de três meses para se decompor, uma garrafa de plástico demora mais 100 anos, um pedaço de vidro afeta o meio ambiente por até 1 milhão de anos. E o nosso lixo do dia a dia está cheio desses produtos que deveriam ser reciclados. Pensando nisso, um cientista criou uma solução para o descarte do plástico, já é um começo promissor.

Em 2000, o japonês Akinori Ito, percebendo os efeitos nocivos do lixo, resolveu criar uma máquina para transformar o plástico, que é pouco reciclado, na sua matéria-prima: o óleo. A invenção visa reverter o processo da produção, transformando as garrafas e sacolas que ficariam largadas no ambiente em um produto que pode ser utilizado. O cientista da Blest Corporation acabou desenvolvendo uma máquina que pode, inclusive, ser utilizada em casa.

A máquina possui vários tamanhos, tanto para uso industrial quanto para uso doméstico. Ela tem a capacidade de transformar 1Kg de plástico em 1L de óleo. Para isso, usa cerca de 1Kw/h de energia elétrica, sem emitir CO2 no processo, já que o calor é feito através de um controle de temperatura e não fogo. A não emissão de dióxido de carbono também é uma grande preocupação do cientista, já que uma das maneiras utilizadas para destruir o plástico é a incineração, que libera CO2 na atmosfera.

A utilização da máquina é muito simples. Basta colocar o lixo plástico e deixar que ela faça seu trabalho. O óleo produzido pode ser utilizado normalmente. É possível, ainda, fazer gasolina, diesel e querosene com ele. A solução de Akinori é uma boa alternativa, mas os outros materias descartados incorretamente também precisam de um destino melhor. Talvez o cientista também pense em alternativas para o resto do lixo produzido no mundo. Veja no vídeo abaixo a máquina inventada.


Via: Flixxy
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Zucoli
    2011-08-31T11:34:28

    Bom dia, onde poderia encontrar o site desta empresa que fabricou esta máquina, poderia me passar. Gostei muito da matéria e gostaria de entrar em contato com eles. obrigado rogeriozuc@gmail.com