12/04/2011 11h31 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

Conceito de "filme digital" pode trazer suas velhas câmeras analógicas de volta à vida

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Câmera analógica com funções digitais (Foto: Divulgação)Câmera analógica com funções digitais (Foto: Divulgação)

Com a chegada das câmeras digitais, o que ocorreu por volta de 1975 com um modelo criado por um funcionário da Kodak, muita coisa mudou na forma de fotografar. E nós acabamos aposentando as saudosas câmeras que eram alimentadas por rolos de filmes de 35 mm.

Mas que tal se pudéssemos juntar a praticidade da câmera digital com o corpo daquela câmera que guardamos com tanta saudade? Foi pensando nisso que um designer chamado Park Hyun Jin criou o conceito de filme que pode ser introduzido em uma câmera analógica. O "rolo" que o designer idealiza tem o mesmo tamanho de um tradicional, porém, no lugar onde passaria o negativo, existe um sensor responsável pela captura da imagem. O problema é que este sensor não é tão fino quanto um negativo, então o corpo da câmera precisaria de alterações.

No lado que ficava o negativo restante, há uma porta USB para carregar o invento e também retirar as fotos que você acabou de bater. A principal idéia dentro deste conceito é de voltar a ter aquele suspense que tínhamos quando não sabíamos como estavam as fotos, que era quebrado somente no dia da revelação das imagens.

Claro que como é uma idéia ainda no papel, não dá pra imaginar como você vai sincronizar o obturador da câmera com o sensor, muito menos como você vai ajustar a sensibilidade do filme à luz, que chamamos de ISO. Se o rapaz seguir a tradição, cada modelo do "filme digital" teria sua própria ISO inalterável.

Via: Wired
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares