04/04/2011 11h10 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Hyundai Blue2, um carro conceitual movido com célula combustível

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo
Carro ecológico da Hyundai (Foto: Divulgação)Carro ecológico da Hyundai (Foto: Divulgação)

Os carros ecológicos são a nova aposta da indústria automobilística. Isso se deve a crescente demanda da sociedade por carros que consumam combustíveis alternativos à gasolina, que gera poluição nos grandes centros. Além disso, os novos carros contêm grande quantidade de eletrônicos, o que oferece mais conforto, dirigibilidade e segurança ao motorista.

A coreana Hyundai mostrou na CES 2011 (Consumer Eletronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo) a sua mais nova tecnologia: Blue Link. Agora apresenta a sua utilização no novo carro conceito: o Blue 2, mostrado na Seoul Motor Show.

A tecnologia Blue Link é um conjunto de mais de trinta tecnologias atuando nos carros da Hyundai. No caso de algum acidente com o veículo, por exemplo, é transmitido o aviso do local por meio de coordenadas GPS e as condições do veículo às autoridades. Além disso, há tecnologias de navegação, dicas de lugares (como restaurants e cinemas), destravamento remoto de portas e, no caso de furto, é possível localizar o veículo também pelas coordenadas GPS.

Para o conforto do motorista, é possível aquecer ou resfriar o interior do veículo antes da partida por meio de controle remoto, algo que não pode ser feito hoje no seu veículo com ar condicionado. Atualmente a tecnologia é usada nos modelos Sonata e Veloster, da mesma montadora.

O carro conceito Blue 2 é movido por células elétricas de hidrogênio, o que significa que não há emissão dos poluentes comuns da queima de gasolina, como o dióxido de carbono que causa o efeito estufa. O motor do Blue 2 tem potência de 120 cavalos, com consumo de quase um litro de combustível em 35 quilômetros rodados, além de todas as tecnologias Blue Link.

Para os amantes de eletrônicos, o Blue 2 possui dois tablets Galaxy Tab, da também coreana Samsung, com navegação na Internet (3G) para os passageiros dos bancos traseiros. Ainda não se anime tanto, pois o Blue 2 é apenas um carro conceito e não estará a venda nas concessionárias da Hyundai. A montadora não divulgou data de lançamento para este veículo.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Leoncio
    2011-04-04T16:36:08

    Besta e quem acredita no governo, tudo que eles prometem nao cumprem, muita gente comprou carro a alcool na epoca e depois foram surpreendido pelos aumentos no preco. Nao confie no que o governo fala, o povo fica em segundo plano, visam lucros para empresarios.

  • Cristiano Ferreira
    2011-04-04T14:17:16

    QUE BOM PENA MESMO E QUE SOMENTE PARA ALGUNS ESTA TECNOLOGIA ESTA DISPONOIVEL, ENQUANTO ISTO SOFREMOS COM OS AUMENTOS ABUSIVOS DO ETANOL E GASOLINA, POIS O ETANOL FOI CRIADO PAR AJUDAR A CLASSE MAIS DISFAVORECIDA E NO ENTANTO OLHA SO ATE A ONDE CHEGOU . OBS: CADE O GOVERNO?,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Leiliane Almeida
    2011-04-04T13:48:44

    Não vão atualizar o Android até lá? :P

  • Rodrigo Navéga
    2011-04-04T13:16:21

    Oq adianta toda essa tecnologia, se ela não é acessível a toda população? Enquanto a mafia do petróleo reinar, nada vai pra frente! Fico feliz com esses avaços tecnologicos, mais não para meia duzia de pessoas, mais pra toda população!