Tablet

12/04/2011 15h52 - Atualizado em 14/07/2011 06h55

iPad 2 pode simular tela 3D mapeando o seu rosto

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Mesmo com as especificações não tão impressionantes da câmera frontal do iPad 2, ela ainda pode ser bastante útil. Talvez você não acredite, mas é com ela que você pode ter uma experiencia 3D sem óculos no seu iPad 2. Quem descobriu isso foram dois pesquisadores que usaram a câmera frontal do tablet para mapear o rosto do usuário, e com isso, criar um efeito de profundidade em 3D.

ipad 2 (Foto: Reprodução)ipad 2 (Foto: Reprodução)

Os dois pesquisadores são franceses e se chamam Jeremie Francone e Laurence Nigay do Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa EHCI. Eles fizeram com que a câmera fosse capaz de mapear os movimentos da cabeça de um usuário, basicamente transformando ela em um sensor parecido com o do Kinect. E por se tratar de um efeito 3D sem óculos, você pode testemunhá-lo assistindo um vídeo de demonstração abaixo.


O efeito alcançado não é o verdadeiro tipo de tela 3D que estamos acostumados, mas ele pelo menos cria uma profundidade tridimensional dentro da tela que acaba sendo muito emocionante. Já imaginou quão maravilhoso seria se vários jogos implementassem essa mesma ideia de profundidade?

Esse efeito pode acabar tirando uma das poucas vantagens do mais recente console portatil da Nintendo, o 3DS, que usa uma tecnologia parecida, no qual aplica um efeito de profundidade 3D sem precisar de óculos. Seria interessante se a Apple conseguisse implementar essa tecnologia dentro do sistema ou pelo menos como uma API, trazendo jogos 3D para iPod Touch e e até mesmo para os futuros iPhones.

Via: Mac Stories

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares