Acessórios

04/04/2011 20h07 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Kinect é usado para teleconferência em pesquisa do MIT

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Por mais que serviços como Skype e outros tentem seduzir os usuários, mostrando os benefícios do serviço de vídeo conferência, a grande maioria dos internautas ainda preferem se comunicar pela web por texto ou por voz. É claro que esse cenário está mudando. Lentamente, mas está mudando. E um dos elementos que podem ajudar nessa mudança é o Kinect, que como vocês bem sabem, possui habilidades múltiplas, que vão além de divertir você no jogo de videogame. E uma dessas habilidades pode ser justamente o serviço de teleconferência.

Um grupo de pesquisadores do MIT está desenvolvendo alternativas para utilizar o Kinect como dispositivo de teleconferência, mas com vantagens interessantes em relação aos demais serviços disponíveis hoje no mercado. Os pesquisadores conseguem tornar a experiência da conversação por vídeo mais divertida e interativa, com ajustes na configuração do hardware e software do produto.

Nesse post, eles apresentam dois exemplos de utilidades que eles desenvolveram em seus estudos. No primeiro exemplo, eles conseguiram deixar toda a imagem captada desfocada, exceto a do rosto do interlocutor da chamada. O objetivo desse recurso é justamente mostrar apenas o alvo da conversa, para que a atenção seja focada apenas na pessoa com quem você está conversando. Outro recurso que pode ser utilizado é a possibilidade de você poder congelar a imagem quando você quer que algo não seja exibido para o seu interlocutor, podendo retomar a conversa em vídeo quando você achar melhor.

O segundo recurso permite que você interaja com o recurso de realidade aumentada durante as conversas, com animações sendo exibidas durante a conversa. Isso faz com que a teleconferência seja, no mínimo, mais divertida. Abaixo, temos um vídeo demonstrando o resultado das pesquisas do pessoal do MIT.


Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares