Robótica

01/04/2011 14h46 - Atualizado em 06/10/2011 18h47

Reeti, um robô com expressões faciais para ficar em cima da sua mesa

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo
Reeti satisfeito (Foto: Divulgação)Reeti satisfeito (Foto: Divulgação)

Durante a InnoRobo, uma exposição de robôs que aconteceu em Lyon, na França no dia 23 até o dia 25 de março, foi revelado um novo robô da empresa francesa chamada Robopec.

O robô foi intitulado como REETI e possui uma plataforma de desenvolvimento Open Source, mas até agora o robô possui poucas aplicações e todas são simples. O robô não anda, mas é capaz de mover a cabeça, olhos, pálpebras, orelhas e boca. O seu rosto é feito de uma borracha de silicone macia que é capaz de se deformar pra gerar as expressões faciais. Duas câmeras estão embutidas dentro do robô, uma em cada olho.

O mais interessante disso é que o REETI não é se trata de mais um robozinho bobo, ele também é um computador que possui características bastante interessantes, com um processador dual-core com 1.8GHz, placa de vídeo da NVIDIA, um disco rígido e 500GB, WiFi, Ethernet, três portas USB 3.0, HDMI, saídas de áudio digital, Blu-ray, e mais, ele tem Ubuntu instalado com algumas ferramentas personalizadas pré-instaladas. Basta ligá-lo a um monitor, teclado e mouse, e você pode usar REETI como sua área de trabalho regular.

Além do robô ser capaz de reproduzir expressões faciais, o que chamou bastante atenção foram as câmeras embutida em seus olhos, com ela você pode filmar e gravar vídeos diretamente no seu disco rígido. Além disso ele permite que você controle a câmera diretamente do seu iPad ou iPhone sem precisar conectar nenhum fio, com isso você pode controlar a cabeça do robô apenas movendo o seu dispositivo, pois ele reconhece o acelerômetro do iPhone e/ou iPad.


O robô REETI vem com um software semelhante à maioria dos editores de vídeo, permitindo que você anime as expressões faciais do robô e movimentos de cabeça em uma espécie de linha do tempo. Você possui um banco de dados com várias opções, mas isso não impede de que você crie as suas próprias expressões do zero. Caso você deseje que o robô fale, basta digitar o texto que o software cuida do resto. Além disso, o REETI também é capaz de ler RSS, Facebook, Twitter, assim também como ele pode agir como uma recepcionista robótica para acolher as pessoas da sua empresa.

Seu PC normal, provavelmente não tem rosto e também não deve ser capaz de ser controlado remotamente pelo seu iPad e iPhone. Então se você gosta de ter computadores diferentes, o REETI é uma boa pedida.

Via: Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudia Câmara
    2011-04-05T15:45:33

    AAAiin muito lindo!!!