Robótica

01/04/2011 12h10 - Atualizado em 06/10/2011 18h48

Robô cirurgião consegue fazer um pequeno avião de papel e até pintar as unhas

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Robô cirurgia faz dobraduras e pinta unhas (Foto: Reprodução)Robô cirurgia faz dobraduras e pinta unhas (Foto: Reprodução)

A possibilidade de realizar diversas cirurgias com auxílio de minúsculos braços robóticos, que são controlados na mesma sala (ou à distância) por um médico, não é nenhuma novidade. Muitas são as vantagens desse tipo de procedimento. É possível, por exemplo, realizar uma cirurgia no coração sem ter que abrir o tórax do paciente.

Com apenas alguns furos entre as costelas, o robô e a câmera passam sem dificuldades e o médico pode fazer a cirurgia. O pós-operatório é bem mais rápido e com o mínimo de dor possível, já que não é preciso fazer o corte vertical, tradicional dessas cirurgias.

Só que muita gente ainda tem receio de ser operado por um robô, possivelmente sentindo falta da mão habilidosa de um humano. Ou, ainda, por pensar que máquinas são mais suscetíveis a falhas do que nós. Para provar que um robô cirurgião pode ser tão preciso quanto que um médico humano, ou até mais, o Doutor James Porter - diretor de cirurgias robóticas do Centro Médico Suíço, que fica na cidade estadunidense de Seattle - resolveu gravar dois vídeos.

No primeiro vídeo o médico pegou um pequenino papel e dobrou até montar o famoso aviãozinho que fazemos aos montes quando estamos na escola. Já no segundo, o Dr. Porter utiliza o robô para pintar a unha da própria filha, em comemoração ao dia de St. Patrick. O bacana do vídeo é que o robô não só pincela algo genérico, ele alterna entre três cores e até faz o desenho de um trevo de quatro folhas!

Confira abaixo os vídeos.

 


Via: TechFLash
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares