04/05/2011 14h38 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Conceito: Transforme o seu painel em um GPS

Gustavo Esteves
por
Para o TechTudo

Se você usa GPS sabe como é complicado prestar atenção naquela tela minúscula e já pensou alguma vez, se seria possível que ela fosse maior. Pois a Volkswagen e o MIT levaram a idéia um pouco adiante e aumentaram a tela de forma que o painel do carro foi transformado e tornou-se um GPS gigante.

Aida, GPS no painel (Foto: Divulgação)Aida, GPS no painel (Foto: Divulgação)

Isso é apenas um conceito ainda em desenvolvimento pela Volkswagen, mas o objetivo é tentar facilitar ao máximo a vida dos usuários do GPS. Além do mapa em si, todas as demais funções do GPS comum estão presentes neste conceito, como localização de restaurantes, atrações turísticas e pontos de interesse. Tudo isso aparentemente será controlado ou por sensores infravermelhos ou por sensor de toque. De qualquer forma, torna-se muito mais intuitivo e de fácil acesso a qualquer um que esteja dirigindo o veículo.


O conceito, batizado de AIDA 2.0, tem seu início no desenvolvimento do primeiro AIDA – Affective Intelligent Driving Agent (Agente de Direção Inteligente e Afetivo) – em que os desenvolvedores do MIT e da Volkswagen tentaram inovar a tecnologia do GPS ao colocar um robô que interage com o motorista, como um co-piloto, além de memorizar rotas e pontos favoritos, possibilitando assim, uma humanização maior do processo até então repetitivo do GPS.

Ainda é incerto se esse tipo de tecnologia será aprovada pelas leis de trânsito (especialmente no caso do Brasil). Além disso, é preciso saber se esse modelo facilitará ou dificultará a direção, devido à quantidade de informações que são mostradas ao mesmo tempo para o motorista. Mas como vivemos na era da informação, é possível que até isso se tornar real, já estejamos suficientemente adaptados para essa inovação.

Via: Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cauan Calile
    2011-05-04T19:07:14

    Eu acho que isto tira a atenção do usuário... Sobre uma coisa que não tem nada a ver, mas vou comentar: Gosto de ver vídeos nesses estilos, porque procuro analisar sempre o costume de outros países, acho uma idiotice as pessoas que criticam o nosso Brasil, falando sempre mal a respeito da nossa cultura quando se diz respeito a algumos tipos de comportamentos, notem que no vídeo, há inúmeros carros formando filas no meio fio, sendo que, aquele espaço poderia servir para um fluxo melhor(vejo milhares de pessoas criticando isso dq) E a barberagem do motorista na frente(outras coisa q tnto falam)