27/05/2011 09h46 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

D-Wave One, o primeiro computador quântico

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Não, você não está sonhando. Uma empresa canadense chamada D-Wave desenvolveu o primeiro computador quântico para comercialização. O D-Wave One conta com uma ótima performance e foi criado para grandes empresas, governos e outras causas que precisem de um processamento de dados feito com eficácia e rapidez.

Ao contrário dos computadores normais, os computadores quânticos possuem átomos ao invés de transistores. Enquanto os processadores tradicionais possuem bits, os processadores quânticos possuem bits quânticos, que são chamados de qubit.

Primeiro computador quântico pronto para comercialização (Foto: Divulgação)Primeiro computador quântico pronto para comercialização (Foto: Divulgação)

No caso do D-Wave One, o chip do processador possui 128-qubit, por isso ele só é capaz de lidar com tarefas bem específicas, e é facilmente superado por CPUs tradicionais. No entanto, mesmo não sendo um super computador, ele representa uma revolução no campo da computação, e mostra que em breve os computadores vão ser bem diferentes dos que estamos acostumados.

Computadores quânticos têm um desempenho muito superior para modelar em 3D e resolver problemas de inteligência artificial, validação de sistemas, gráficos e teorias de números. Por isso, eles só são usados quando é realmente necessário, como acontecia com os computadores nos anos 70, que não eram construídos para o uso doméstico, onde também não eram necessários.

Mesmo ainda não se tratando de um computador quântico doméstico, o D-Wave One é um grande avanço da tecnologia, e vai permitir que os pesquisadores explorem melhor o mundo da computação quântica.

Como já era de se esperar, o custo do D-Wave One não é nada barato, muito pelo contrário, ele vai custar nada mais nada menos que 10 milhões de dólares! Saiba mais detalhes sobre o produto no site oficial da empresa.

Via: The Gadgeteer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares