02/05/2011 14h00 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Empresa suíça desenvolve o primeiro aeroplano movido a luz solar

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade. Inúmeras iniciativas a fim de minimizar problemas são cada vez mais urgentes e ganham formas em diversos segmentos.
Na área de transporte já é rotineiro ver, nas ruas e em notícias, veículos movidos por modais de energia renovável, como solar e eletricidade. Mas somente agora começam a aparecer os primeiros modelos de aviões que usam fontes alternativas de energia.

O pioneiro é o HB-SIA, desenvolvido pela Solar Impulse S.A. O aeroplano, abastecido por energia solar, é capaz de atingir velocidade de 70 Km/h e altitude de até 27 mil pés (equivalente a 8.300 metros). Para tanto, sua construção visou o uso de materiais que garantissem a leveza do veículo, e o escolhido foi fibra de carbono, capaz de garantir mais rendimento e menos demanda por  energia em voos.

HB-SIA, desenvolvido pela Solar Impulse. (Foto: Divulgação)HB-SIA, desenvolvido pela Solar Impulse. (Foto: Divulgação)

Aliado ao baixo peso do carbono estão motores de baixo rendimento, que, além de contribuírem para a leveza do aparelho, ainda proprocionam um máximo de 8HP, ou 6 Kw de potência.

Em ação

Será possível conferir a tecnologia do Solar Impulse e vê-lo em ação durante o 40° International Paris Air Show, que será realizado de 20 a 26 de junho. Mas se você estiver com a agenda cheia e não puder comparecer ao evento, talvez possa ver o avião voando por cima de sua casa, já que estão planejadas viagens internacionais da aeronave por todo o planeta.

Confira em breve as datas e itinerários da expedição do HB-SIA no site da Solar Impulse  e torça para que sua casa esteja incluída no trajeto e que esta iniciativa seja o ponto de partida para a criação de mais aviões amigáveis ao planeta. Via: Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares