Aplicativos de edição de imagens para o iPad existem aos montes, mas aplicativos específicos para fotografia, com filtros e efeitos dedicados a imagens, temos poucos. Talvez seja porque o iPad 2 (que possui câmera) seja um produto relativamente novo, fora o fato de sua câmera não ser tão boa quanto se promete. E, de fato, tirar fotos no iPad 2 não é uma das grandes qualidades do novo tablet da Apple, uma vez que ele possui as mesmas características do iPhone para capturar imagens.

Mas nem tudo está perdido. Aos poucos os desenvolvedores estão lançando suas soluções para tornar a experiência de tirar fotos com o iPad algo mais prazeroso e divertido. O Digite FieldCam é um desses aplicativos, que se destaca por dois diferenciais importantes. O primeiro é que ele coloca dois botões de obturador na tela, à meia altura, mais ou menos nas posições onde o usuário segura o tablet para fotografar. O botão é acrescentado nas duas orientações do tablet (retrato e paisagem), tornando o ato de fotografar muito mais coerente com as dimensões do produto, uma vez que usaremos os polegares para disparar a foto.
A segunda diferença é que o FieldCam transforma a câmera do seu iPad em uma verdadeira câmera do passado, colocando na tela uma interface com armação de madeira e simulando uma tela de vidro fosco sintético. O resultado dessa combinação é que você pode capturar fotos com aparência envelhecida, como se tivesse sido tirada no começo do século passado, ou, dependendo da configuração escolhida, fotos com a cara dos anos 60 e 70.
O aplicativo não permite a visualização de fotos dentro do seu próprio ambiente, e não é possível gravar vídeos nos modos "vintage", mas isso não chega a ser um grande defeito do FieldCam. É só ir até o álbum de fotos para ver o resultado de seus registros fotográficos. E a grande vantagem do aplicaitvo é que ele é rápido. O FieldCam não oferece fotos mais nítidas no iPad, mas pelo menos você pode mostrar uma outra ótica artística ao registrar os momentos de sua vida. O aplicativo está disponível na AppStore por US$0,99.

Via Wired