Internet

19/05/2011 18h00 - Atualizado em 18/01/2013 18h35

O que é o LinkedIn? Conheça essa ferramenta online para encontrar empregos

Arize Oliveira
por
Da redação

O LinkedIn é uma rede de negócios lançada no início de 2003, e está sediado no estado da Califórnia. Da mesma forma que as outras redes sociais, como o Orkut e o Facebook, o LinkedIn permite a criação de perfis online, mas está voltado para aspectos profissionais. Através da sua lista de contatos você pode criar ou manter relações com empresas, colegas de trabalho, mantendo seu networking, além de criar seu currículo online, permitindo a procura por empregos e desenvolvimento de sua carreira.

O que é LinkedIn? Uma rede de negócios online usada para criar e manter relações profissionais (Foto: Divulgação)O que é LinkedIn? Uma rede de negócios online usada para criar e manter relações profissionais (Foto: Divulgação)

Por isso que ela se intitula rede de negócios. Seu foco é no relacionamento profissional. Pode ser usado para encontrar um emprego, fazer contato com parceiros, anunciar vagas, além de outras funções.

Nas outras redes de relacionamento você também pode manter contatos profissionais, mas o LinkedIn tem essa proposta mais específica, voltada para os negócios.  Desta forma, você não usará o seu perfil somente para mandar recados e ver fotos. Também será possível manter relações mais formais.

O crescimento da rede

Desde de 2003 a rede vem somando cada vez mais usuários. Em março de 2011 a rede de relacionamentos já tinha mais de 100 milhões de perfis associados. No Brasil, já são mais de 3 milhões de pessoas e empresas que possuem conta no LinkedIn.

Esse grande volume de usuários possibilita um número ainda maior de conexões para serem feitas. Constituindo ligações por essa rede você pode estabelecer contatos profissionais importantes para a sua carreira.

Oportunidades

Ao criar um perfil no LinkedIn você pode adicionar pessoas de acordo com seu interesse e realizar buscas sobre oportunidades de trabalho. Além disso, o LinkedIn também oferece espaço para criação de perguntas, onde os usuários podem trocar conhecimentos e esclarecer dúvidas.

Para quem está procurando um emprego o site é uma boa ferramenta. Os serviços são gratuitos e você exibe o seu perfil profissional para muitos contatos que podem se interessar nas suas habilidades.

Algumas empresas já adotam em seus processos seletivos a busca ou consulta no LinkedIn. Para os recrutadores é interessante visualizar os perfis dos candidatos em uma rede desse tipo.

Conexões

Os contatos do LinkedIn são chamados de conexões. E essa ligação de usuários registrados é que possibilita interligar pessoas com interesses profissionais em comum. É possível convidar pessoas cadastradas ou não para fazer parte das suas conexões no LinkedIn.

LinkedIn Answers

Outro recurso interessante da rede é o LinkedIn Answers. Assim como no Yahoo! Respostas, os usuários podem fazer perguntas às outras pessoas. Mais uma vez, as questões nessa ferramenta são potencialmente orientadas para negócios.

Também é interessante ser classificado no LinkedIn Respostas como um especialista em algum assunto. Os usuários que recebem esse título de especialista são os que mais esclarecem as dúvidas dos outros participantes da rede.

O LinkedIn é uma das ferramentas básicas para os que querem ter uma posição de destaque no mercado de trabalho. E como já falamos, a rede é gratuita. O site possui versão em português e é bastante intuitivo. Para as pessoas já acostumadas com outras redes sociais, não há mistério para usar o LinkedIn.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares