Fabricantes

18/05/2011 08h28 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Sistema da BMW detecta movimentos e impede que você atropele uma motocicleta ao virar a esquerda

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

As empresas automobilísticas procuram sempre aperfeiçoar seus carros para que eles se tornem mais seguros, e assim, possam prevenir acidentes. Estas melhorias muitas vezes são apenas sistemas de sinalização mais potentes ou air-bags mais seguros, mas a BMW foi bem além disto, ao criar um detector de movimentos que impede que o motorista atropele uma bicicleta ou motocicleta ao fazer curvas à esquerda.

BMW possui sistema que evita acidentes (Foto: Divulgação)BMW possui sistema que evita acidentes (Foto: Divulgação)

Estudos comprovam que uma das maiores causas de acidentes de motocicletas é a colisão com carros quando os mesmos executam curvas à esquerda. Através de uma câmera com sensor acoplada ao carro, o motorista pode ser avisado pelo computador de bordo se há algum objeto à sua esquerda antes de fazer a curva. O sistema é habilitado automaticamente assim que o motorista liga a seta, indicando que fará alguma curva.

Depois de sinalizado, qualquer objeto que passar a pelo menos 328 metros de distância será detectado, chamando a atenção do motorista para olhar o retrovisor e redobrar sua atenção.

Apesar do serviço ser muito interessante, ele também pode acabar deixando o motorista desligado do trânsito, esperando que o sistema o avise em todas as situações. Também é preciso levar em consideração que uma pane elétrica pode acontecer, por isso o motorista precisa ter atenção independente do sistema ser confiável ou não.

Saiba mais na BMW.

Via: Engadget
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Dias
    2011-05-18T11:59:00

    Aqui não seria muito eficiente, uma vez que é preciso acionar a seta rsrs

  • Luiz Filho
    2011-05-18T11:47:37

    Grande coisa... O Volvo S60 tem um sistema muito mais sofisticado e seguro que inclusive pára o carro se alguém entrar na frente, além de piloto automático que se adapta a velocidade do carro da frente, freiando ou acelerando conforme a necessidade, mantendo uma distância segura do veículo da frente... BMW, vê se acelera . . . .