27/05/2011 12h23 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Smartphone háptico tem tela touchscreen com 7 camadas para simular a sensação de pressionar um botão de verdade

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Tela háptica gera  asensação de apertar um botão físico na tela tochscreen. (Foto: Divulgação)Tela háptica gera a sensação de se apertar um botão físico na tela tochscreen. (Foto: Divulgação)

Aos poucos os usuários de tablets e smartphones estão se acostumando com as telas sensíveis ao toque, principalmente na hora de digitar mensagens mais longas. Novas tecnologias são desenvolvidas para aumentar a precisão dos usuários durante o manuseio dos telefones. As telas hápticas são uma dessas tecnologias que podem simular a sensibilidade de um botão físico em uma tela touchscreen.

A operadora de telefonia móvel japonesa KDDI apresentou um protótipo de smartphone com capacidade háptica diferente de tudo o que já foi visto no mercado. O aparelho possui camadas com profundidades diferentes, oferecendo uma sensação mais próxima de um botão físico.

Pode ser que a solução nem seja adotada no futuro, mas, a partir desse conceito, outras tecnologias são criadas, sempre pensando em uma maior produtividade ao usuário e um maior conforto no uso diário do telefone. E, pelo o que foi visto, o sistema da KDDI é bem mais real e eficiente do que os sistemas hápticos atuais, que trabalham via software.

Um exemplo da funcionalidade das camas pode ser vista na feira Wireless Japan, que aconteceu nesta semana. A KDDI e a Kyocera (a fabricante do celular) não revelam detalhes se um dia veremos essas camadas disponíveis no mercado, mas vamos ficar na torcida.

Via: Akihabara News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares